×

IGREJA E ESTADO | Justiça determina entrega de prédio universitário à Igreja Católica

A justiça do estado de Minas Gerais determinou que o prédio que abriga o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deverá ser devolvido a Igreja Católica a toque de caixa, impedindo o funcionamento das faculdades.

quarta-feira 29 de agosto de 2018 | Edição do dia

Imagem: Jornal Voz Ativa

Por volta da década de 1980, a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, que ocupava o espaço na época, doou o imóvel à universidade com contrato até os anos 2000. Desde então, a Arquidiocese de Mariana entrou na Justiça na tentativa de recuperar o prédio, mesmo que as custas do bom funcionamento da universidade.

No ano de 2014 a Igreja começou a fazer uma pressão maior no processo, o que resultou ao final, na perda do espaço da faculdade.

A UFOP deverá pagar o aluguel retroativo de 2003 e não tem data definida para deixar o prédio, mas a ordem de despejo pode acontecer a qualquer momento. A Igreja, inclusive, se negou a aceitar uma negociação que previa o pagamento retroativo pelo MEC do aluguel e a devolução do prédio em 10 anos, tempo para que fosse construído outro espaço em que as aulas das faculdades pudessem ser ministradas.

Até o momento são cerca de mil e quinhentos estudantes que ficarão sem espaço para assistir suas aulas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias