×

POLÍCIA LIGADA AO TRÁFICO | Justiça decreta prisão de 30 policiais civis associados ao crime organizado

quinta-feira 30 de novembro de 2017 | Edição do dia

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a prisão de 30 policiais civis que atuam na cidade de São José dos Campos, a 95 quilômetros da capital, acusados de tráfico de drogas por meio de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) afirmou que os mandados ainda estão sendo cumpridos e que os detidos serão levados ao Presídio da Polícia Civil. Além dos policiais, houve determinação da prisão de um ex-policial, uma advogada e quatro outros traficantes de drogas.

A acusação é resultado de uma investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que afirma ter identificado pagamentos de R$ 276,3 mil entre os anos de 2015 e 2017 para os policiais, que atuam em seis delegacias da zona sul da cidade. Mas a denúncia cita ainda casos em que traficantes presos eram "sequestrados" por policiais civis, que exigiam dinheiro para soltar criminosos presos.

Na sequência, o Gaeco passou a grampear suspeitos. "As investigações levaram à identificação do envolvimento de policiais civis de São José dos Campos com traficantes de drogas e com o recebimento contínuo de valores (propina) e com esquema de lavagem (ocultação de patrimônio) de dinheiro originário do tráfico de drogas", diz a decisão que determinou as prisões, que ainda afirma que o esquema de tráfico "ostensivo" na região só ocorria por meio de um esquema "endêmico" de corrupção.

Ao pedir a prisão da quadrilha, o MPE enviou à Justiça dez trechos de interceptações telefônicas em que traficantes citam, em conversas entre si, os pagamentos feitos a policiais civis. A denúncia cita ainda que, em uma diligência feita em um imóvel do traficante Cavalcante em Jacareí, cidade vizinha a São José, foram encontrados mais de 890 munições (balas) para as armas aprendidas no local (dois fuzis HK, um fuzil AR-15, duas espingardas e duas pistolas) e que "a maioria das munições pertencia a um lote adquirido pela Polícia Civil de São Paulo".

Não é a primeira vez e nem será a ultima que a polícia esta associada ao crime organizado no Brasil, a corrupção e lavagem de dinheiro que existe em todas as instituições da polícia, mostra o quanto essa política de segurança publica de ‘’ Guerra as drogas’’ esconde um ação repressiva aos pobres e negros das favelas e periferias, que sofrem constante pela atuação violenta da polícia, que é legitimada pelo Estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias