×

Jô Freitas idealiza trabalho MULHERES EM TRAVESSIA, com edição no Brasil e no Peru

Jô Freitas, atriz, poeta, arte-Educadora, idealizadora do Sarau Pretas Peri e Poeta residente do Sarau das pretas, mais uma vez idealiza um trabalho lindo que fala sobre as mulheres.

terça-feira 14 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Essa artista nordestina e adotada por são Paulo em 2014 idealizou o coletivo Pretas Peri, coletivo de mulheres negras, conquistando um bairro, essa poeta por destino das estrelas tem suas poesias ecoando em diversos espaços, é muito convidada em saraus, teatros para realizar seu trabalho cenopoético, na qual a mesma se denomina. Por vir do teatro e da dança, seu trabalho poético está neste universo “performático” sendo um grande diferencial na cena cultural poética, no segundo semestre de 2016, a artista foi ao Peru e Equador realizar um trabalho artístico a convite do Grupo Contadores de Mentira, sendo fruto de muita experiência e inspirador para seu novo trabalho chamado, MULHERES EM TRAVESSIA.

Trabalho que inicialmente com apoio do Agente Comunitário de Cultura-SMC será realizado no seu bairro, Jd. Camargo Velho/Itaim Paulista, esse trabalho é de resgate da história deste bairro, contado pela ótica das mulheres. A artista quer com isso construir uma memória afetiva do local onde vivem essas mulheres, muitas delas são migrantes nordestinas, que tiveram que largar suas cidades de origem para vir para a terra da garoa. O que mais interessa a artista é fazer essa conexão da origem dessas mulheres, como foi a luta delas para construir seu bairro (este bairro em grande parte é conquista de ocupação nos anos 90), o que a transformou e poder ver agora quais conquistas tiveram e recordar o passado.

O segundo passo é que a poeta Jô Freitas irá escrever 12 poesias para essas 12 mulheres entrevistadas e criar um lambe/Stencil Arte com fotografia dessas mulheres e escolher um espaço no bairro para fazer esse memorial do bairro, é um resgate dessa história que se modifica durante os anos, mas é preciso recordar sempre das lutas, das dores e dos amores.

Esse mesmo projeto já tem a 2º edição que será realizada em Lima, no Peru, e resgatará a memória. Esta segunda edição será realizada em abril deste ano de 2017 sem nenhum apoio financeiro sendo feito na raça pela artista Jô Freitas, na qual a mesma tem esperança de poder realizar esse projeto em diversas cidades, países e continentes. "O mundo é grande e é preciso resgatar as histórias das mulheres, de suas moradas e o olhar dessas mulheres que tiveram que parir seus filhos e sair de sua terra natal e criar um novo mundo que é desconhecido inclusive para, isso é o que mais me encanta", d.iz Jô Freitas

Contatos

Email: [email protected]

Em breve, página no facebook

96948-8592 Jô Freitas

Confira também as paginas de trabalhos realizados por Jô Freitas
Página facebook: Jô Freitas
Página facebook: Pretas Peri
Página facebook: Sarau das Pretas
[email protected]




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias