×

CHACINA DO JACAREZINHO | JUSTIÇA POR JACAREZINHO: Chamado por um bloco unitário da UnB no ato de quinta, 13

O Coletivo Faísca Anticapitalista e Revolucionária e o grupo internacional de mulheres socialistas Pão e Rosas faz um chamado à todes estudantes, à atual gestão do DCE e aos CAs da UnB para compor um bloco unitário do movimento estudantil no ato de quinta-feira,13, às 17h, na Praça dos Três Poderes por justiça para os mortos da chacina do Jacarezinho.

terça-feira 11 de maio de 2021 | Edição do dia

A Coalizão Negra por Direitos está convocando atos em todo o país para o dia 13, nesta quinta-feira. Em nota divulgada nas redes: "Convocamos os setores da sociedade brasileira que não aceitam a barbárie e o genocídio imposto pelos governos milicianos que dirigem o país e diversos estados, para se unir à Coalizão Negra Por Direitos, na próxima quinta-feira, dia 13 de Maio, marca histórica da abolição inacabada, em manifestações por todo país."

O ato em Brasília será às 17h na Praça dos Três Poderes (em frente ao STF).

Fazemos aqui um amplo chamado a todes estudantes que se revoltaram com essa brutal chacina racista para se somarem na luta contra a violência policial e a impunidade. No DF existe um verdadeiro apartheid social e racial planejado entre o Plano Piloto e as cidades satélites. São as negras e negros, descendentes daqueles que construíram a capital, que mais morrem de COVID. Esse racismo se expressa também nos despejos racistas e higienista de Ibaneis e sua polícia no CCBB; as marmitas com larvas e insetos dos estudantes da CEU; a morte e descaso com os vigilantes e terceirizadas por parte da Reitoria da UnB; a ameaça de fechamento das universidades federais no segundo semestre devido a LOA 2021 - todas são expressões do racismo estrutural, um componente fundamental do sistema capitalista.

A chacina de Jacarezinho e todos esses ataques são também são uma expressão do regime do golpe institucional de 2016 que só fez aprofundar a violência e repressão estatal por meio da polícia. Todos os atores do golpe, como Bolsonaro e seu vice Mourão, o centrão, governadores como Ibaneis e o STF - todos estão juntos quando o assunto é precarizar e matar por fome, covid ou pelas balas da polícia a juventude negra e descarregar a crise nas costas da classe trabalhadora.

Nesse sentido, nós do Coletivo Faísca Anticapitalista e Revolucionária e do grupo internacional de mulheres socialistas Pão e Rosas, ambos impulsionados pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), fazemos um chamado à atual gestão do DCE da UnB - composta pelo PT, PCdoB, Levante Popular, PCB e PSOL -, e todas as atuais gestões dos CAs - em especial os CA´s dos cursos em que estamos, CAPOP e CAREL - que mobilizem os estudantes desde cada sala de aula, para conformar um bloco unitário do movimento estudantil contra a violência policial e pelas vidas negras. Chamamos em especial a oposição de esquerda da UNE, composta pelo PSOL, PCB e UP, assim como aos CA´s dirigidos por esses partidos, como o CASESO e o CADIR.

É fundamental que o movimento estudantil batalhe pelo Fora Bolsonaro, Mourão e todos os golpistas, sem depositar nenhuma confiança no judiciário racista e golpista, bem como pelo fim das operações policiais e da impunidade. É preciso exigir uma investigação independente, a partir dos movimentos de direitos humanos, negros, familiares e sindicatos para que os culpados sejam julgados por um júri popular. Pelo fim dos autos de resistência que não passam de uma justificativa para o massacre da população negra! Nós da Faísca e do Pão e Rosas não acreditamos que seja possível reformar ou controlar as polícias, defendemos o fim de todas as polícias, essas que não passam de cães de guarda da propriedade privada burguesa.

Leia mais: Justiça por Jacarezinho: abaixo a polícia e o autoritarismo de Bolsonaro, Mourão e golpismo

Justiça para os mortos de Jacarezinho!
Abaixo a polícia racista!
Vidas Negras Importam!


Para contato com o Esquerda Diário no DF e em toda região centro-oeste, basta mandar um email para [email protected]
Se você quiser conhecer a Faísca e o Pão e Rosas, mande uma mensagem para (61)99903-2711 - Luiza




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias