×

ECONOMIA INTERNACIONAL | Itália aprovou um endividamento de 20 bilhões de euros para salvar os bancos

O Parlamento aprovou ontem a solicitação do governo de autorizar um endividamento milionário para evitar a quebra dos bancos italianos.

quinta-feira 22 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Tal como se havia adiantado na semana passada, ambas câmaras do Parlamento italiano aprovaram na quarta-feira subir o endividamento até os 20 bilhões de euros (20,8 bilhões de dólares) para destinar ao resgate dos bancos que atravessam uma crise profunda nos últimos meses.

Desta forma, logo após a aprovação do Parlamento, se confirmou que o Tesoureiro italiano concretizará esta semana o resgate ao terceiro maior banco do país, Monte dei Paschi di Siena. Em uma sondagem recente se mostrou que o Monte dei Paschi poderia esgotar suas reservas de liquidez, de aproximadamente 11 bilhões de euros (11,5 bilhões de dólares), mais rápido do que o previsto.

O ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, fez declarações para acalmar os acionistas e disse que: “O impacto sobre os correntistas, se tem lugar uma intervenção (do Governo), será absolutamente mínimo ou inexistente”.

Fontes do Governo disseram que o fundo de resgate de 20 bilhões de euros também será utilizado para dar impulso à outros bancos e garantir a liquidez no sistema bancário.

Tradução: Alexandre Costela




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias