O ministro do Exterior israelense, Eli Cohen, felicitou Javier Milei e convidou-o a visitar Israel para “fortalecer as relações” com a Argentina. Também aproveitou a vitória do libertário, que apoia o genocídio perpetrado pelo Estado de Israel, para “inaugurar” a embaixada argentina em Jerusalém.
segunda-feira 20 de novembro | Edição do dia
"Parabéns ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei! Esperamos trabalhar junto com você para fortalecer as relações entre Israel e a Argentina e aprofundar os laços entre os povos", escreveu Cohen na plataforma X (ex-Twitter).
O ministro israelense acompanhou a sua mensagem com uma fotografia de Milei hasteando a bandeira israelense numa das suas caravanas de proselitismo. Lembremos que o libertário tem apoiado a ofensiva israelense em Gaza e na Cisjordânia, um massacre que deixou mais de 11 mil mortos e é condenado por mobilizações em todo o mundo. Massa também é um apoiador deste massacre.
¡Felicitaciones al presidente electo de Argentina @JMilei!
Esperamos trabajar junto con usted para fortalecer las relaciones entre Israel y Argentina y profundizar los vínculos entre los pueblos.
Lo invito a visitar pronto Israel, para continuar nuestro diálogo e inaugurar la… pic.twitter.com/RXauqQGzBs— אלי כהן | Eli Cohen (@elicoh1) November 20, 2023
“Convido-os a visitar Israel em breve, para continuar o nosso diálogo e inaugurar a Embaixada da Argentina em Jerusalém, capital de Israel”, acrescentou.
Durante sua campanha, Milei havia prometido que, se fosse eleito presidente, transferiria a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém.
A mesma proposta foi feita pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, que a pôs em prática; e Jair Bolsonaro, que no fim não o fez.