Internacional

Israel bombardeia Faixa de Gaza em plena noite de natal

quarta-feira 30 de dezembro de 2020| Edição do dia

Enquanto grande parte do mundo celebra o natal, o céu da Faixa de Gaza se ilumina pelas bombas de caças-bombardeiros israelenses.

As Forças de Defesa de Israel atacaram alvos do Hamas em Gaza depois de interceptar foguetes no sul do país. Os bombardeios contra uma Gaza destruída retornam em meio a uma grave crise política no estado ilegítimo de Israel.

Os aviões do exército israelense abateram um posto militar do Hamas, uma fábrica de foguetes e também infraestrutura subterrânea, em represália por alguns foguetes interceptados no sul de Israel mais cedo naquela noite, sem que fossem reportadas vítimas; o Estado de Israel responsabilizou a organização que governa a Faixa de Gaza sem apresentar nenhuma prova.

Os palestinos, porém, apresentam imagens nas redes sociais que mostram que instalações civis foram bombardeadas.

O exército israelense atacou alvos do Hamas dentro da Faixa de Gaza em represália, acertando uma instalação subterrânea e posições militares, disse um comunicado do exército.

O conflito ocorre em meio a supostas negociações indiretas entre Israel e o Hamas acerca de um acordo de troca de prisioneiros e sobre a permissão de entrada de ajuda humanitária no enclave costeiro palestino. Mesmo Israel se encaminhando à quarta eleição presidencial em menos de dois anos e atravessando uma nova crise política, não nos surpreenderia que buscasse entrar em um novo conflito na Palestina.

O Estado de Israel não dá trégua ao povo palestino - que vem há anos lutando por sua autodeterminação - nem sequer na noite de natal.




Tópicos relacionados

Faixa de Gaza   /    Palestina   /    Estado de Israel   /    Conflito Palestina-Israel   /    Internacional

Comentários

Comentar