×

STF | Inquérito dos atos antidemocráticos é arquivado, mas Moraes abre nova investigação contra bolsonaristas

Ministro Alexandre Moraes seguiu o parecer da PGR para arquivar o inquérito dos atos democráticos. Mas investigação contra figuras e mídias bolsonaristas prosseguirá com novo inquérito sobre "organização criminosa".

sexta-feira 2 de julho de 2021 | Edição do dia

Aberto em abril do ano passado a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), depois que manifestações defendendo a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacando instituições democráticas marcaram as comemorações pelo Dia do Exército em diferentes cidades do País, o chamado inquérito dos atos antidemocráticos foi encerrado pelo ministro Alexandre Moraes sem a conclusão das investigações.

Entretanto, as suspeitas da PF sobre o possível direcionamento de verbas de publicidade para financiar páginas na internet dedicadas a promover manifestações contra a democracia prosseguirá em novo inquérito em torno de grupos organizados em prol de ataques contra a democracia. Segundo Moraes, os métodos e núcleos estruturados - produção, divulgação, político e financeiro - são ’absolutamente semelhantes’ àqueles identificados no inquérito das fake news, que também corre sob relatoria do ministro.

Pode te interessar: Após manifestações de indígenas, STF adia para agosto votação do Marco Temporal

Esses grupos, segundo o ministro, podem ter contado com apoio de agentes públicos e deputados bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, Bia Kicis, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e Daniel Silveira, réu por ataques ao STF, além do assessor especial da presidência Tércio Arnaud. O blogueiro Allan dos Santos, dono do portal Terça Livre, também é citado como possível integrante.

Veja mais:Greve geral para derrubar Bolsonaro, Mourão, os ataques e impor uma nova Constituinte

Com informações Agência Estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias