×

Marco Temporal | Indígenas fecham rodovias em todo o país contra o Marco Temporal

Indígenas fecharam estradas em pelo menos 5 estados protestando contra o Marco Temporal, que representa um forte ataque aos seus direitos.

quarta-feira 1º de setembro de 2021 | Edição do dia

Indígenas bloqueiam estrada no Acre. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na tarde desta quarta-feira (01/09), o STF iniciou a sessão que irá julgar o Marco Temporal. Além dos milhares de indígenas que estão no Acampamento Luta pela Vida, em Brasília, indígenas fazem protestos em outros pontos do país.

Na Bahia, estradas foram fechadas em quatro pontos em protesto contra o Marco Temporal. No Norte do estado, os povos Tumbalalá, Truka, Tuxá, Tuxi, Kaimbé e Atikum fecharam a BR-116 na divisa da Bahia com Pernambuco. No extremo sul baiano, o povo Pataxó fechou a BR-101 e a BA-367. Já no Nordeste da Bahia, o povo Kiriri de Banzaê fechou a BA-388.

Leia mais: STF abre sessão que irá julgar o Marco Temporal

No Sul do país, indígenas fecharam a PR-445, em Tamarana, no Paraná. No Mato Grosso do Sul, foram bloqueadas a BR-267, em Maracaju, a BR-060 em Nioaque e a BR-463 entre Ponta Porã e Dourados. Além dessas estradas, indígenas bloquearam também a BR-163 em dois pontos, e a MS-156 no município de Itaporã. Ainda no Mato Grosso do Sul, houve uma manifestação na cidade de Aquidauana.

No Norte, indígenas fecharam a BR-401 e a BR-174, em Roraima. No Acre, foram fechadas, por protestos de povos indígenas, a BR-364, em Cruzeiro do Sul, e a Via Verde, na capital Rio Branco.

É preciso fortalecer os protestos indígenas em todo o país contra o absurdo ataque do Marco Temporal, bem como unificar este movimento com sindicatos e outros movimentos sociais para a construção de fortes atos nas ruas no dia 7 de setembro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias