×

UFMG | Hoje na UFMG: lançamento do livro "Brasil: ponto de mutação"

Organizado pela juventude Faísca, grupo de mulheres Pão e Rosa e Esquerda Diário, o evento acontecerá às 17h, no piscinão da Escola de Belas Artes.

quarta-feira 26 de junho de 2019 | Edição do dia

O livro “Brasil: Ponto de Mutação” será apresentado e discutido por Simone Ishibashi, doutoranda em Economia Política Internacional pela UFRJ e editora da revista Ideias de Esquerda. Esperamos dezenas de estudantes para discutir a ascensão de Bolsonaro nas eleições manipuladas de 2018 como parte de mutações sucessivas no regime político brasileiro de 1988.

Os escândalos da Vaza Jato e o filme "Democracia em Vertigem" trouxeram à tona no mês de junho a milhares de pessoas um questionamento sobre o que tem acontecido no Brasil ao menos desde o golpe institucional de 2016. Passada a Greve Geral do último dia 14 é ainda mais importante colocar essa discussão na ordem do dia - sob uma perspectiva marxista.

O livro analisa, de maneira ímpar, a conjuntura política brasileira e faz um panorama não rotineiro desde as jornadas de junho, passando pelo golpe, eleições 2018, até o ano presente, numa seleção de artigos escritos, sob o calor das últimas eleições nacionais, por diversos colaboradores do canal Ideias de Esquerda, que publica uma série de artigos teórico-políticos semanalmente.

Queremos colocar em discussão o momento histórico de crise no qual o Brasil se encontra, em que a classe trabalhadora, a juventude, as mulheres, os negros se defrontam com um governo de extrema direita, capacho do imperialismo, que quer descarregar a crise em nossas costas. Frente aos enormes desafios que se encontram diante de nós para o próximo período, este livro é um instrumento que nos arma ideologicamente para combater Bolsonaro e seus parceiros do Congresso, do Exército, do Judiciário e das catacumbas obscurantistas. Todos estes que apesar das suas diferenças tem em comum o interesse de aprofundar a exploração contra os trabalhadores aprovando, em primeiro lugar, a reforma da previdência.

“Brasil: Ponto de Mutação” discute conceitos marxistas pouco utilizados pela esquerda como a "crise orgânica" de Gramsci ou o "bonapartismo" de Marx (genialmente desenvolvido pro Trotski) que, no Brasil, tem como protagonista o judiciário, que vem sendo um ator do papel golpista nos últimos anos; e a diferença entre bonapartismo e fascismo, buscando desmistificar a confusão criada por aqueles que argumentam que estamos diante do fascismo. O livro aborda também o período aberto desde 2013 no Brasil e sobre a Constituição de 88 e seu regime que vem cada vez mais em “ponto de mutação”.

Neste momento em que Bolsonaro quer avançar contra a juventude e os trabalhadores com cortes na educação e reforma da previdência, o lançamento não poderia deixar de estar a serviço de denunciar a incapacidade das centrais sindicais (inclusive as que são dirigidas pela oposição, como CUT/PT e CTB/PCdoB) de usar a greve do último 14 de Junho para dar uma batalha séria à reforma e aos cortes, que avançam na câmara com apoio de governadores dos próprios partidos que dirigem as centrais. E mesmo o papel que tem cumprido a UNE, como maior entidade estudantil da América Latina, de não levar às últimas consequências toda a disposição de luta demonstrada pela juventude, sem muní-la de todas as formas possíveis para se auto-organizar e ditar os rumos da luta que esteve em curso.

Toda essa análise certamente estará a serviço de contribuir com respostas para a situação em que estamos. Que saída para a crise devemos batalhar? Como impor uma alternativa dos trabalhadores, da juventude e do conjunto dos oprimidos para derrotar o governo Bolsonaro e o avanço imperialista na América Latina, caminhando para uma ruptura pela esquerda com o capitalismo? São questões sobre as quais a discussão irá se debruçar.

Ao final do evento haverá uma confraternização junina, com venda de comida e bebida como parte da campanha financeira da Chapa 4 - São Eles ou Nós na UFMG para a ida ao 57° Conune.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2390133381232024/?ti=cl




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias