×

Depois de dois anos de luta o movimento LGBT na UFABC, impulsionado pelo coletivo Prisma Dandara dos Santos, conseguiu impor a pauta de cotas para ingresso de pessoas transexuais na universidade. A votação ocorrerá na terça-feira a partir das 14 horas.

terça-feira 23 de outubro de 2018 | Edição do dia

O movimento LGBT na Universidade Federal do ABC (UFABC) vem se organizando já a alguns anos. Sua primeira vitória foi a implementação de placas nos banheiros oficializando que cada pessoa utilize o banheiro de acordo com o gênero que se identifica, mas para além dessa e outras demandas tomadas pelo coletivo a discussão sobre cotas trans na universidade sempre foi uma bandeira levantada com muito afinco.

A luta para implementar as cotas passou por diversas discussões na universidade além das batalhas superestruturais com a reitoria e seus conselheiros. A força do movimento impôs a discussão sobre as cotas numa primeira reunião do CONSUNI (Conselho Universitário) que aconteceu no dia 02 de outubro, nessa primeira reunião surgiram posições contrárias a implementação das cotas questionando a vulnerabilidade da população trans brasileira, universidades que aprovaram medidas similares e formas de combater possíveis fraudes. Apesar de todos os argumentos e falas de estudantes e da comunidade LGBT a reitoria acabou cedendo aos conselheiros contrários e adiando a votação que ocorrerá nesta terça feira (23).

Para o dia 23 o coletivo Prisma junto a comunidade LGBT local organizaram para além das intervenções na própria reunião, Intervenções artísticas da Furta Cor, um ato em memória de Karolayne (travesti assassinada em Santo André n dia 21/10) e TranSarau, com intervenções de diversos artistas trans.

Leia também: Nota do coletivo LGBT Prisma chamando a luta pelas cotas trans na UFABC

Confira os eventos no Facebook

Furta Cor pelas Cotas Trans: Votação Final

TranSarau pelas Cotas Trans: Votação Final ConsUNI

Acompanhe no Esquerda Diário a live da votação a partir das 14hrs.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias