Este artigo tem o objetivo de trazer ao debate da Insurreição Praieira exaustivamente revisitado pela historiografia brasileira, a participação dos trabalhadores. Nosso intuito é fornecer alguns elementos para perceber a complexidade desse processo que em última instância colocou em movimento (...)
Renato Shakur
Redação
21:53 | Neste ciclo, que está sendo debatido o curso Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022, segundo encontro será na próxima quinta-feira 28 de abril as 17h30.
Gonzalo Adrian Rojas
Reproduzimos abaixo fala de Letícia Parks, co-autora do Prefácio do livro "Nós mulheres, o proletariado" e autora do artigo "Não somos escravas: rainhas quilombolas, guerreiras armadas e grevistas decididas – relatos de mulheres negras na luta por liberdade", em sua live de (...)
Letícia Parks
O governo de Minas Gerais tinha autorizado a construção da fábrica dentro de área de proteção ambiental a 800 metros da Lapa Vermelha, onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, a Luzia.
O governo de Minas Gerais autorizou que uma fábrica da cervejaria Heineken fosse construída dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa (MG) e Pedro Leopoldo (MG). A construção dessa fábrica ameaça patrimônios espeleológico, hídrico, arqueológico e ambiental da região. Local onde (...)
Chamamos a estar nas ruas nesse dia 20 por #ForaBolsonaroeMouraoRacistas, contra a fila do osso, a precarização e as chacinas e para que os capitalistas paguem pela crise.
Flávia Telles
Que Narloch é um reacionário de carteirinha, não é surpresa para ninguém. Mas Narloch não se contenta e revela aquilo que todos que buscam a real história do país sabe: a direita brasileira é embebida dos pés a cabeça no mais profundo (...)
Após queima da estátua do racista Borba Gato durante manifestação e a escandalosa prisão de Galo, SP irá colocar estátuas de personalidades negras na cidade.
Diego Nunes
Luiz Gama: "Escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa"
Iamara Viana ao longo da entrevista abordou a discussão sobre racismo estrutural e violência policial, e a relação destes com o passado escravista brasileiro. Também tratou das pesquisas recentes que tem feito, que evidenciam a luta pela liberdade, inclusive envolvendo letramento de escravizados e (...)
Lilia Schwarcz desenvolveu discussões sobre as teorias raciais, seu desenvolvimento ao longo do século XIX e XX; sua importância fundamental para assegurar a continuidade do sistema escravista nas Américas. Tratou também da democracia racial, uma ideologia que se estende até os dias de hoje e que é (...)
Em 17 de Abril de 1996, 21 trabalhadores sem-terra foram assassinados pela Polícia Militar, na Curva do S, trecho da rodovia PA-275, no sul do Pará.
Aqueles que comandam o monopólio das forças armadas no Brasil, na realidade, sempre tiveram como papel o massacre da própria população brasileira, isso ainda quando aqui nem era Brasil.
Mateus Castor
No ano de 1832 foi descoberto um plano de insurreição organizado por escravizados nas fazendas de Campinas/SP. Ricardo Pirola, no livro “Senzala insurgente: malungos, parentes e rebeldes nas fazendas de Campinas (1832)”, publicado pela Editora Unicamp em 2011, condensa a sua pesquisa trazendo um (...)
Ana Carolina Fulfaro
Confira a comovente fala de Letícia Parks durante a live de lançamento do livro Mulheres Negras e Marxismo.
Confira a fala emocionante de Mirtes Renata na live de lançamento do livro Mulheres Negras e Marxismo.
Está no ar o novo episódio do Peão 4.0!
Tá no ar o episódio especial de um ano do Peão 4.0. Confira e saiba onde ouvir!
20 de novembro é dia da consciência negra, data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, grande liderança negra da nossa história. Qual o significado de Zumbi à luz do marxismo e da tradição revolucionária?
Iuri Tonelo
A profunda subordinação do Partido Comunista Sul-Africano ao CNA e às elites nacionais levou à duras derrotas da classe trabalhadora sul-africana, abrindo espaço para o recrudescimento do apartheid.