Mundo Operário

USP

Higienix atrasa pagamento de VR das trabalhadoras terceirizadas do HU

quarta-feira 7 de outubro| Edição do dia

Hoje o dono da empresa informou as trabalhadoras da Higienix que só pagará o Vale Refeição no dia 14, uma atraso de quase 10 dias e sem nenhuma explicação.

As trabalhadoras da Higienix fazem toda a higiene do Hospiral Universitário da USP, desde a limpeza das louças e cozinha da nutrição até a limpeza de setores com alto risco de contaminação. Não pararam nenhum dia durante toda a pandemia garantindo a higienização de cada setor, um serviço mais que essencial para reduzir o risco de contaminação para trabalhadores e pacientes do HU.

A política da reitoria de ampliar a tercerização na USP impõe aos trabalhadores condições precárias de trabalho, que além de receberem salários menores que os trabalhadores efetivos, tem menos direitos e estão submetidos à empresas que simplesmente deixam de pagar, atrasam salários e benefícios. É um enorme desrespeito aos trabalhadores e a reitoria e a superintendência do HU são responsáveis por isso.

A superientendência do HU é a responsável pelo contrato com a empresa e pode intervir entrando em contato com a empresa exigindo o pagamento imediato do VR dos cerca de 200 funcionários da Higienix.

Por isso, é importante que todos os trabalhadores do HU se solidarizarem com as trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da Higienix exigindo que seu Vale Refeição seja pago imediatamente.

Babi, trabalhadora do HU e do funcionários da USP no Conselho Universitário, explica que

"A reitoria terceiriza para dividir e enfraquecer a luta dos trabalhadores pelos seus direitos, por isso é fundamental que a gente se veja como uma só classe, pois somos todos trabalhadores do HU. Também por isso, no Sintusp lutamos por iguais direitos e salários entre efetivos e terceirizados e pela efetivação das trabalhadoras terceirizadas ao corpo de funcionários do HU, e sem concurso público porque demonstram todos os dias que são plenamente capazes de realizar seu trabalho".




Comentários

Comentar