A propósito da eclosão de 2019 no Chile e do panfleto de Rosa Luxemburgo, Sobre a Constituinte e o Governo Provisório, com prefácios de Hernán Ouviña e Pierina Ferretti, publicado pelo Escritório do Cone Sul da Fundação Rosa Luxemburgo, Buenos Aires, agosto de (...)
Uma homenagem a Rosa Luxemburgo no 150º aniversário de seu nascimento (5 de março de 1871), retomando dois aspectos fundamentais de sua trajetória política: o debate sobre o revisionismo e a greve de massas, faltando pouco para o lançamento de uma edição [em espanhol] de suas obras escolhidas, sob o (...)
Em 1962, J.P. Nettl, na introdução de sua grande biografia de Rosa Luxemburgo (pode-se dizer que é a melhor ou, pelo menos, a mais completa), faz muitas comparações entre Trótski e Luxemburgo, referindo-se a uma certa “afinidade eletiva” particular entre as figuras de ambos os (...)
Aleksei Gusev é um historiador russo, especialista em Trótski e o trotskismo na URSS nos anos 20 e 30. Conversamos com ele, que está em Moscou, a propósito do 80º aniversario do assassinato de Leon Trótski.
Continuamos o debate da semana passada sobre a posição de Rosa Luxemburgo sobre a Greve Geral na Bélgica
Uma polêmica pouco conhecida e muito interessante na qual intervieram Rosa Luxemburgo, Franz Mehring e Émile Vandervelde, que antecedeu os debates de 1905-06 sobre a greve de massas. Com este primeiro artigo sobre o tema iremos desenvolvendo alguns pontos, que continuaremos nas edições (...)
O portal La Izquierda Diário, publicação irmã do Esquerda Diário na Argentina, publicou recentemente um Dossiê contendo traduções de cadernos pertencentes à Oposição de Esquerda soviética recentemente descobertos. Infelizmente, os cadernos ainda são inéditos em português, portanto, como introdução e (...)
Primeira parte. Com as “Cartas do longe”, Lenin começa a propor uma mudança dramática na estratégia bolchevique, rearmando teoricamente o partido para a conquista do poder.
Em 28 de julho de 1914, com a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro a Servia, iniciava-se a Primeira Guerra Mundial.
00:27 | O New York Times e o The Guardian de Londres sobre a política no final da era Obama e sua possível substituição por Hillary Clinton.