Gênero e sexualidade

PÃO E ROSAS DF

Grupo de estudos Pão e Rosas DF: "Clara Zetkin, a criação do 8M e o feminismo socialista"

O Pão e Rosas Distrito Federal/Centro-Oeste convida todas a participarem do grupo de estudos de feminismo e marxismo que acontecerá nesta sexta, 12/03, às 17h via GoogleMeet para debatermos "Clara Zetkin, a criação do 8 de Março e o feminismo socialista".

terça-feira 9 de março| Edição do dia

Bom dia, boa noite ou boa tarde, companheiras!

Convidamos todas a participarem do grupo de estudos de feminismo e marxismo organizado pelo Pão e Rosas do Distrito Federal/Centro-Oeste. O tema do encontro que acontecerá nesta sexta-feira, dia 12 de março, às 17h, via GoogleMeet é "Clara Zetkin, a criação do 8 de Março e o feminismo socialista".

Na plenária do Pão e Rosas, que reuniu mais de 1000 mulheres e LGBTs, sentimos a potência que a gente possui! Precisamos transformar toda raiva, ódio e tristeza em luta e organização para derrubar o capitalismo e o patriarcado, pois sabemos que eles não vão cair sozinhos. Para isso, nos apoiamos nas experiências mais avançadas da nossa classe, tirando as lições e nos inspirando nas grandes lutadoras revolucionárias da história.

““A incorporação de grandes massas de mulheres trabalhadoras à luta pela libertação do proletariado é um dos pré-requisitos para a vitória da ideia socialista e para a construção de uma sociedade socialista””

Clara Zetkin foi a maior organizadora de mulheres trabalhadoras e socialistas do seu tempo, deu duras batalhas dentro da II Internacional para denunciar as condições das mulheres sob o capitalismo e quão era necessário defender um programa que tivesse centralidade na questão da mulher, deu sua vida para organizar as mulheres trabalhadoras em torno do socialismo, também, foi ela quem propôs a criação do 8 de março, muita gente não conhece a história do 8 de março e não sabe que essa data está ligada a luta das mulheres socialistas.

Em meio a crise histórica que vivemos, sabemos que são as mulheres trabalhadoras as que mais sofrem com as consequências desse desgoverno dos capitalistas, no Brasil de Bolsonaro e de todos os golpistas, são, principalmente, as mulheres negras. O país beira o caos e sabemos que só os trabalhadores organizados de forma independente podem dar uma saída para essa crise, que pela primeira vez vise a vida e não o lucro, onde as mulheres, com toda certeza, serão linha de frente. É, por isso, que nessa sexta, 12, recuperaremos essa lutadora tão fundamental do feminismo socialista, que foi a Clara Zetkin, e seu legado. Participe!

Bibliografia recomendada: Capítulo IV do livro Pão e Rosas; Episódio 37 - Lutadoras: Clara Zetkin do podcast Feminismo e Marxismo do Esquerda Diário e Pão e Rosas.

Para participar do grupo de estudos e conhecer mais o Pão e Rosas envie uma mensagem para (61)99903-2711(Luiza)

Até lá!




Tópicos relacionados

Feminismo Socialista   /    8M 2021   /    Gênero e Sexualidade   /    PodFem&Marx   /    Comitê Esquerda Diário DF/GO   /    DF - Brasília   /    UnB   /    Universidade de Brasília   /    Feminismo   /    Marxismo   /    Brasília   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar