Sociedade

AMÉRICA LATINA PRAXIS UFCG

Grupo de Estudos PRAXIS da UFCG realiza o II Seminário América Latina

Entre os dias 5 e 7 de Outubro de 2020, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Lutas de Classes na América Latina (PRAXIS), da Universidade Federal de Campina Grande realizará o II SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA para debater sobre a conjuntura política, econômica e social do subcontinente, desde uma perspectiva marxista revolucionária.

sábado 3 de outubro| Edição do dia

Neste II Seminário serão apresentadas três mesas. A mesa de abertura do evento intitulada Capitalismo e pandemia: reflexões sobre a pandemia de Covid-19 na América Latina tem como objetivo realizar uma análise da crise sanitária que aprofunda as crises econômicas e sociais e que em alguns países se articulam com crises políticas.

A segunda mesa será sobre um debate teórico que permite refletir acerca do marxista peruano José Carlos Mariátegui e Franz Fanon , intelectual da Martinica com militância na Argélia e influência na França, além do fato que em 2020 cse comemora os 95 anos de seu nascimento, a mesa é intitulada “Anti-colonialismo e anti-imperialismo e Socialismo em Mariátegui e Fanon. O próprio título já deixa articulada a luta anticolonial e antiimperialista com a luta anticapitalista e socialista.

A mesa de encerramento do Seminário será: “Luta de Classes e conjuntura política na América Latina e Estados Unidos” terá como foco a crise gerada pelas mobilizações de massas do povo negro no coração do imperialismo que tiveram impacto no Brasil com as mobilizações antifascistas, assim como no cenário eleitoral da própria potência, que terá repercussões no governo Bolsonaro, capacho de Trump, bem como, as próprias eleições na Bolívia e a retomada da luta de classes no subcontinente em particular no Chile.

Lembramos que em 2019, foi realizado o I Seminário num contexto que a crise orgânica que assolava a América Latina colocava o desafio de compreender um amplo movimento de massa em diversos países - com destaque para os casos do Chile e Equador no marco de um ascenso da luta de classes, bem como, também diante de um golpe de Estado mais clássico desta vez na Bolívia contra o governo de Evo Morales. Destacou-se ainda o contexto eleitoral na Argentina, com a observação do papel da Frente de Izquierda y de los Trabajadores (FIT) uma frente política elitoral de independência de classe do qual faz parte o Partido de Trabajadores Socialistas (PTS) organização irmã do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), além das eleições no Uruguai e no Brasil com as primeiras eleições que ocorrem frente ao governo Bolsonaro.

Neste II Seminário com o objetivo de debater esses temas de forma crítica e apresentando elementos programáticos, o evento, ocorrerá de forma online através do Canal no youtube do Práxis UFCG com a seguinte programação completa:

A mencionada mesa de abertura do evento intitulada “Capitalismo e pandemia: reflexões sobre a pandemia de Covid-19 na América Latina” será realizada na segunda -feira 05 de Outubro, às 18h 30min, contará com a presença de Cecilia Quiroz Estudante de História e militante da Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST) e editora do jornal La Izquierda Diário – Peru; Gilson Dantas pós-doutor em política Social pela Universidade de Brasília (UNB) – médico e militante do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT) e Kleiton Wagner doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e redator do Jornal Esquerda Diário. A transmissão poderá ser acompanhada nesse link.

No segundo dia de Seminário a mesa “Anti-colonialismo e anti-imperialismo e Socialismo em Mariátegui e Fanon” ocorrerá na terça-feira 06 de Outubro, às 18h 30min, .Terá a participação de Danilla Aguiar, professora no departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Joyce Alves, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Romero Venâncio, professor de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Essa mesa poderá ser acompanhada nesse link.

No terceiro e último dia, terça-feira 08 de Outubro, às 18h 30min, o Seminário se encerra com a mesa: “Luta de Classes e conjuntura política na América Latina e Estados Unidos” com a presença de André Barbieri cientista político, doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e editor do jornal Esquerda Diário; Gonzalo Rojas professor de Ciência Política da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do suplemento teórico Ideias de Esquerda e Janaína Freire, professora do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE/UPE e da Agrupação Internacional de Mulheres Pão e Rosas. Essa terceira mesa poderá ser acompanhada no seguinte link.

Todas as mesas terão alguma referência a particular conjuntura política brasileira e o governo de extrema direita de Bolsonaro assim como a presente conjuntura eleitoral, que mesmo que sendo municipal e estadual pode configurar o mapa político de 2022, questão que é relevante para uma melhor intervenção na luta de classes que é o que nos interessa.

O seminário está recebendo inscrição através do link: https://ufcgpraxis.wixsite.com/seminarioal/inscricoes. O evento também possui um site no qual é possível acessar os detalhes de cada atividade, além do Instagram do Práxis e Facebook onde é possível acompanhar detalhes e informações adicionais das mesas.

O Esquerda Diário e seu campus virtual assim como seu Grupo de Estudos do Nordeste, convidam a todos e todas a debater a conjuntura política latino-americana e os desafios e perspectivas da luta de classes para que não continuemos sendo os trabalhadores os que paguemos pela crise.




Tópicos relacionados

pandemia   /    Governo Bolsonaro   /    Donald Trump   /    América Latina   /    Sociedade   /    Política   /    Internacional

Comentários

Comentar