×

ELEIÇÕES FRANCESAS | Grande repercussão midiática da campanha anticapitalista do operário Philippe Poutou

quinta-feira 6 de abril de 2017 | Edição do dia

Jornais da França e outros países europeus destacaram a participação de Philippe Poutou, trabalhador candidato do NPA, no debate televisionado das eleições presidenciais francesas.

O jornal britânico The Guardian publicou com destaque em sua primeira página sob o título "Eleições Francesas: o operário de fábrica Poutou surge como estrela no debate de televisão" e acrescentou "os 11 candidatos presidenciais se enfrentaram em um debate televisionado ao vivo, com o anticapitalista Poutou provocando os seus rivais sobre sua integridade", referindo-se a alegações feitas por escândalos de corrupção envolvendo Fillon, Le Pen e Macron.

The Herald por sua vez salientou que o "Candidato operário gerou faíscas no debate presidencial francesa"

O jornal francés Mediapart publicou uma análise destacando Philippe Poutou como "a irrupção do real" na campanha presidencial e afirmando que o candidato do NPA "se mostrou como o representante natural da classe trabalhadora" e trouxe a voz do povo para o terreno dos políticos profissionais.

A France TV apresentou uma série de dez vídeos das melhores partes da intervenção de Poutou e as denúncias pelos escândalos de corrupção de Fillon e Le Pen.

O site Le Point prefere se focalizar na repercussão que teve a intervenção de Poutou nas redes sociais, especialmente no Twitter, onde foi Trending Topic. Assim ironizam "presidente Poutou... no Twitter" e destacam que Poutou conseguiu uma grande visibilidade em relação ao seu peso eleitoral.

O jornal Le Monde, por sua vez, publica em um de seus blogs que as mídias burguesas, e o próprio canal que transmitiu os o debate, atacam a Poutou, através de seus editorialistas, por sua "falta de respeito". Esta "falta de respeito" é porque Poutou se recusou a sair tirar uma foto ao lado do restante dos candidatos, e pelo ataque frontal a Pen Fillon e Le, que no primeiro debate com apenas 5 candidatos tinha passado sem grande repercussão.

Também publicaram artigos sobre a participação Poutou nas eleições HuffingtonPost, 20Minutes e L’Obs, entre outros.

Acompanhe a campanha de Philippe Poutou pelo Esquerda Diário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias