×

#SINTUSPFICA | Grande ato em defesa do SINTUSP reúne parlamentares, trabalhadores, estudantes e apoiadores

Ocorreu hoje (19) grande ato em defesa da livre organização dos trabalhadores da USP, que sofrem uma ameaça de perder a sede histórica de seu sindicado, SINTUSP, imposta pelo reitor Zago. Mesmo o reitor utilizando do recesso da universidade para aplicar este ataque aos trabalhadores, o ato contou com centenas de pessoas.

quinta-feira 19 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Foram vários movimentos sociais presentes na luta, dando total apoio à resistência encabeçada pelos trabalhadores. Em uma campanha democrática pelo direito de organização dos trabalhadores, pode-se ver muitos parlamentares do PSOL e do PT presentes dando seu apoio, contra o ataque ao SINTUSP e o desmonte da universidade encabeçado pela reitoria.

Em nome de toda bancada de deputados estaduais do PT, Alencar Santana, dirigiu-se a todos os lutadores, "vocês podem contar conosco na assembléia legislativa, em todas as frentes possíveis, seja nas comissões, todas as lutas…pra denunciar esse desmonte que de fato esta tendo no estado de São Paulo e infelizmente no país como um todo".

Ivan Valente, "atitude covarde do reitor Zago, a universidade tinha que ser um exemplo de democracia…o SINTUSP tem sido um símbolo de resistência para todos que fazem a luta pela educação publica gratuita e de qualidade". Ainda salientou que a atitude do reitor de tentar fechar o SINTUSP durante o recesso da universidade é uma atitude covarde e é necessário manter a mobilização e resistir contra mais esse ataque autoritário aos trabalhadores.

Roberto Felicio, sindicalista da CUT, falou em defesa da entidade, dizendo que irão "defender o SINTUSP como se fosse filiado a CUT". Reforçou a necessidade da luta sindical como meio fundamental de lutar contra todos os ataques impostos pelos governo Temer, como a reforma trabalhista, sendo esse um dos motivo pelo qual estão apontando contra a organização sindical dos trabalhadores.

Contra o fechamento da Creche-oeste (campus Butantã), o ato contou com uma intervenção forte e empolgante de duas mulheres que fazem parte da ocupação da Creche-oeste. Deixando claro que a comunidade não deixará passar esse ataque contra suas vidas que dependem dessa estrutura. Finalizando com uma intervenção artística contando com a presença de mães e crianças.

Veja algumas fotos abaixo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias