×

GREVE PROFESSORES RS | Governo Sartori anuncia que vai pagar multa sobre os atrasos de salário

Essa medida do governo, depois de ter anunciado na segunda-feira o pagamento dos salários mais baixos primeiros, é mais um reconhecimento da força da greve dos professores. A hora é de ampliar a greve

Thiago FlaméSão Paulo

terça-feira 26 de setembro de 2017 | Edição do dia

Em nova coletiva de imprensa nesta terça-feira, os secretários de Sartori anunciaram que vão enviar um projeto para a assembleia legislativa para pagar multa sobre os atrasos de salários desde 2015.

A medida de ontem e esse novo anuncio de hoje são, além de um reconhecimento da força da greve, uma tentativa de dividir a mobilização dos professores, já que uma parte da categoria que ganha menos de R$1,5 mil receberia primeiro. Essa segunda medida visa sobretudo ganhar a opinião publica contra a greve, como se o governo estivesse fazendo tudo o que pode para honrar os salários.

Isso no entanto é mais uma mentira de Sartori. Esse dinheiro de uma forma ou de outra seria cobrado via justiça pelos servidores. O que o governo tenta fazer é um uso político rasteiro de uma medida de justiça elementar para quem vem atrasando salários a quase dois anos.

A greve chega numa semana decisiva. Enquanto o governo laça essas medidas, também retoma a votação da medida que acaba com o pagamento dos diretores sindicais. A intenção de usar a medida como moeda de troca com a direção do Cpers fica mais do que evidente. O mínimo que a direção central tem que fazer é rechaçar publicamente qualquer negociação sobre essa questão e reafirmar a continuidade da greve na assembleia de sexta. Os professores tem que rechaçar qualquer negociação nesse sentido e manter a greve forte.

O objetivo último de Sartori com todas essas medidas é ganhar apoio para aplicar o seu pacote de medidas com congelamento de salário e de investimentos públicos e privatizações. Medidas de ataque duríssimo, que ainda assim não resolveriam nenhum dos problema, somente gestaria uma nova crise adiante. Não podemos aceitar essa chantagem. Os professores podem triunfar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias