×

AULAS PRESENCIAIS | Governo Leite recorre ao STF para reabrir as escolas em pleno pico da pandemia

Com aulas presenciais suspensas no Rio Grande do Sul pelo aumento do número de óbitos por Covid-19, o governador Eduardo Leite recorre e exige a abertura das escolas com aulas presenciais, independente do risco a vida de toda comunidade escolar.

terça-feira 6 de abril de 2021 | Edição do dia

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Na manhã dessa segunda-feira (5) o governo do Estado do Rio Grande do Sul, encaminhou um pedido ao Supremo tribunal federal para reabertura das aulas presenciais. O governo do RS, alega que a proibição é inconstitucional esse pedido foi encaminhado pela PGE ao STF com o seguinte argumento "direito fundamental à educação, a competência do chefe do Poder Executivo para exercer a direção superior da administração, os princípios da separação dos poderes, da universalidade da educação, da liberdade de ensino e a prioridade absoluta de proteção às crianças e aos adolescentes, em respeito à condição de pessoas em desenvolvimento" Esse é o mesmo Estado governado pelo Eduardo Leite, do PSDB, partido burguês inimigo dos trabalhadores e favoráveis ao golpe institucional de 2016 que significou mais ataques a classe trabalhadora.

Enquanto o governador defende a reabertura das escolas com aulas presenciais, os trabalhadores do RS seguem com incerteza de suas próprias vidas, pois não se sabe ao certo quando será a vacinação para a imunização da população no Rio Grande do Sul. Além disso, quando a pandemia chegou no seu pior momento de contaminados e números óbitos, com todo o estado em bandeira preta, o governador defendeu abertamente a abertura e continuidade das aulas presenciais. Claramente uma demonstração de que governo do PSDB desconsideram as vidas dos profissionais da educação e dos alunos, e que seu discurso "responsável" contra o negacionismo de Bolsonaro não passa de demagogia.

Não é a primeira vez que Eduardo Leite ignora a gravidade do vírus na realidade, após mortes de professores no Rio de Janeiro, Eduardo Leite, passou por cima da comunidade escolar e defendeu a continuidade do ensino presencial nas escolas. É um nível de frieza tão grande frente aos números de óbitos, o governador ignora os fatos e quer por quer impor suas próprias políticas sem garantir minimamente nenhuma assistência médica a toda comunidade escolar.

Opinião: É preciso enfrentar a barbárie sanitária no RS com a força da classe trabalhadora

Não se pode esperar do STF que veio favorecendo os empresários mantendo os serviços não essenciais abertos sem nenhum auxílio aos trabalhadores. É preciso lutar contra a quebra das patentes das vacinas para um plano imediato de vacinação universal, onde todos trabalhadores tenham direito e acesso a vacinação e tratamento de saúde de qualidade. Além disso, o retorno das aulas tem que ser debatidos pelos profissionais e pais dos alunos, sem garantias mínimas de condições de vida e saúde adequada a reabertura das escolas é uma zona de perigo, onde as vidas dos profissionais e alunos serão colocadas em riscos diariamente.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias