×

Governadores não são transparentes com gastos na pandemia

Mesmo com a publicação da lei 13.979, que flexibiliza compras para o enfrentamento da pandemia e que exige que as informações delas sejam disponibilizadas em sites oficiais, diversos governadores do Brasil não estão sendo transparentes. Tal política que oculta quase, ou todos os gastos, vem sendo adotada por Estados como SP, RJ, por exemplo, que lideram em número absoluto de mortos.

terça-feira 21 de abril de 2020 | Edição do dia

Apenas 10 dos 27 Estados do país tem site específico para gastos com o coronavírus, sendo que 8 desses não disponibilizam sequer qualquer informação e links. O governador João Dória assim como outros governadores sequer criou site para comunicar a população dos gastos, o que escancara a forma como os governadores vêm fazendo uso da flexibilização dos gastos para saúde nesse momento de pandemia, colocando estes à serviço de seus próprios interesses, através a supervalorização de projetos que geram lucros para grandes empresas que atuam nessa área.

Enquanto milhares estão sendo mortos pelo COVID-19 em todo o país na política genocida do governo Bolsonaro, que vocaliza um pensamento anticientífico para tratar da pandemia. Frente a isso, milhões de trabalhadores que estão sendo obrigados a trabalhar sem equipamentos de proteção, e quando contaminados, não contam com atendimento adequado, pois parte do dinheiro que deveria estar voltado para a saúde, está circulando por debaixo dos panos pelos governadores de todo país.

A total negação de informações que relatem a população onde está sendo usado o dinheiro que é público só revela o quão absurdo são os desvios e corrupções que permeiam toda a verba num momento onde todas as forças deveriam estar sendo voltadas para que tenhamos todo o tipo de atendimento hospitalar adequado, respiradores para toda a população que está morrendo e testes massivos para identificar rapidamente os que estão infectados.

Em estados como o Amazonas, um dos mais afetados, proporcionalmente, pela crise, e que vê seu sistema de saúde em completo colapso, sequer havia sido criado até domingo (19), uma página com a listagem de suas aquisições. Já em outros, como a Bahia, governada pelo PT, em que a compra de 300 respiradores chineses, que custaram ao todo 48 milhões, sequer foi listada no site.

É por isso que devemos lembrar nesse momento o quanto esse sistema capitalista só favorece que a corrupção, desvios de verba aconteça, enquanto essa casta política de Dória e outros governadores seguem rifando as nossas vidas para os lucros dos capitalistas, nos deixando de braços atados. Mas os trabalhadores e a juventude em cada local de trabalho e estudo podem se levantar contra essa situação, pra essa crise se resolver a maioria tem que estar a frente, colocando toda a produção a serviço do combate a pandemia, produzindo nada menos que o necessário para resolver essa crise, sem dar nenhum centavo a mais para o lucro dos capitalistas que mesmo nesse momento tão difícil querem sugar tudo de nós.

Tal processo se dá por meio da reestruturação do sistema de saúde sob o controle dos trabalhadores e estudantes da área da saúde, concomitante a readequação da produção, que deve se voltar às necessidades da população, como a fabricação de respiradores. A produção científica da universidade, também deve estar à serviço dessas mesmas demandas, o que permite a conformação de uma ampla frente de combate ao vírus. A política de testes massivos também é uma das exigências, uma vez que é algo mínimo e que permite um enfrentamento racional da pandemia.

Dessa maneira, não podemos nos contentar com as políticas atuais dos governadores, que são insuficientes diante do atual contexto. É preciso levantar independência desse setor, uma vez que se orientam exclusivamente para garantia dos lucros de grandes empresários, em detrimento das nossas vidas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias