×

ORÇAMENTO SECRETO | Governador do DF ganha 7 milhões do governo Bolsonaro para investir em suas terras no Piauí

O governador Ibaneis Rocha (MDB) é beneficiado com esquema criado dentro do Palácio do Planalto para aumentar a rede de apoiadores do presidente com direito a orçamento secreto. Que de secreto está vindo à público. Foram mais de 7 milhões em dinheiro público investidos a 800km de Brasília onde por uma irônica “coincidência” Ibaneis possui mais de 14 mil hectares de terras.

sexta-feira 14 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Segundo reportagem do Estadão, foram destinados 22 milhões do orçamento secreto para Ibaneis Rocha. O Ministério do Desenvolvimento Regional não respondeu até ontem (13) se Ibaneis foi o único governador beneficiado. Segundo a pasta e o próprio Bolsonaro a nova modalidade de emenda, em que não há transparência nem a possibilidade de controle púbico, deve ser distribuída de acordo com critérios técnicos. Critérios que são também secretos pelo jeito, pois não foram revelados.

No total são 3 bilhões de reais destinados para essas emendas do orçamento secreto que no fundo vem servindo para Bolsonaro comprar apoio político. Uma espécie de mensalão mas com emendas em que políticos escolhidos podem investir em compra de tratores e em infraestrutura na região onde possuem vastas terras.

Em entrevista coletiva nessa quinta-feira (13), Ibaneis afirmou que é “um político que saí da esfera do DF”, com “projeção nacional, inclusive com apoio a diversas prefeituras de diversos Estados do Brasil”. Ao ser questionado sobre essas prefeituras coincidirem com áreas onde estão suas propriedades ele afirmou que “Não houve qualquer benefício em áreas próximas à fazenda do governador”. Os fatos mostram o contrário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias