×

PORTO RICO | Governador de Porto Rico renuncia após dez dias de massivas mobilizações

Após 12 dias de massivas mobilizações, Ricardo Roselló deu um discurso da cada de governo colocando uma transição até o dia 2 de agosto e reivindicando toda sua gestão.

quinta-feira 25 de julho de 2019 | Edição do dia

Milhares de manifestantes que permaneceram rodeando a sede governamental explodiram em alegria quando nas primeiras horas da madrugada o odiado governador anunciou sua renúncia. Durante toda a quarta-feira se manteve a expectativa e na noite o presidente do parlamento e membro do mesmo partido do governante, Carlos “Johnny” Méndez, havia confirmado que na manhã da quinta-feira começaria o julgamento político para depor Rosselló.

Finalmente, em um discurso completamente delirante no qual reivindicou toda sua gestão como uma das melhores conhecidas por Porto Rico, defendeu que para ajudar a Reconciliação Nacional se colocaria de lado a partir do dia 2 de agosto deixando nas mãos da Secretária da Justiça, Wanda Vázquez.

A crise política explodiu quando se tornaram públicos longas trocas de whatsapp do mandatário com seu círculo mais próximo contendo piadas misóginas e homofóbicas, insultos a jornalistas e políticos opositores e até mesmo piadas sobre as políticas de austeridade e os mortos do Furacão María de 2017.

Desde então se desencadearam massivas manifestações de maneira ininterrupta na capital San José e outras cidades da ilha. O repúdio era qual que na segunda-feira em uma paralisação com mobilização se juntaram cerca de 500.000 pessoas (de uma população total de 3,6 milhões). Artistas famosos como Ricky Martin ou Residente, participaram das mobilizações e alguns permaneceram nas vigílias.

Há alguns dias o governador não é apoiado nem pelo seu próprio partido e até seus sócios imperialistas da Casa Branca e do Capitólio lhe haviam "abaixado o polegar" devido ao nível da mobilização e repúdio entre a população.

A renúncia e a "transição" que coloca Rosselló é tanto um triunfo da mobilização, quanto uma tentativa do regime político de sair da crise de maneira organizada e assim evitar uma escalada da mobilização.

Nos próximos dias se verá se a manobra tem êxito ou se as ruas conseguem aprofundar suas demandas e evitar a queda nas armadilhas da casta politica.

Alguns dos artistas que acompanharam as mobilizações como Ricky Martin e Residente chamaram a participar de uma nova mobilização nesta quinta-feira pela manhã.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias