Política

CORONAVÍRUS

Governada por bolsonarista, SC adota protocolo que decide quem vai ter ou não acesso a UTI

O estado de Santa Catarina, governado pelo bolsonarista Carlos Moisés (PSL), encontra-se em calamidade. Há mais de um mês com hospitais completamente abarrotados, a Secretária de Saúde de Santa Catarina decidiu adotar um sistema de triagem para decidir quais pacientes de covid-19, de acordo com a gravidade do caso, irão aguardar na fila para UTI e quais vão receber tratamento paliativo.

terça-feira 30 de março| Edição do dia

Foto: AFP / TARSO SARRAF

O protocolo foi apresentado pela médica intensivista Lara Kretzer, primeira autora do documento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Coordenadora da Residência em Medicina Paliativa da Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Direito pela Universidade de Londres, ela está na linha de frente do combate a pandemia desde o ínicio e lembrou que essas escolhas já vinham sendo feitas nos dias que os recursos não eram suficientes para atender a demanda.

Lara explica que o principal critério observado é o da gravidade da doença aguda, quantos órgãos foram afetados e quão gravemente. Outro fator levado em consideração é se a pessoa tem outras doenças de base, crônicas e muito avançadas. "Avaliamos se aquele paciente estaria caminhando para o fim de sua vida antes mesmo da covid", diz.

"O nosso objetivo é sempre salvar o maior número de vidas. A base da pirâmide é reduzir a transmissão com as medidas de higiene, máscara, distanciamento com rigor dependendo da fase da pandemia. Depois vem ampliar a oferta de leitos, as medidas de contingência. Mas quando isso tudo é superado, como é o caso agora, é preciso acionar a triagem. A gente esperava nunca ter de usar esse protocolo", afirma Lara

Importante ressaltar que a culpa do estado ter chegado nesta situação é da irresponsabilidade de Bolsonaro e dos governadores. Somente em Santa Catarina, Carlos Moisés já foi acusado de comprar respiradores fantasmas e está sofrendo um processo de impeachment.




Tópicos relacionados

BolsonaroGenocida   /    Leitos de UTI   /    MORTES COVID-19   /    Bolsonaro   /    Crise   /    Crise Sanitária   /    Crise do Coronavírus   /    Crise na Saúde   /    COVID-19   /    Pandemia   /    Calamidade Pública   /    Crise capitalista   /    Crise política   /    Santa Catarina   /    Jair Bolsonaro   /    Política

Comentários

Comentar