×

AUTORITARISMO | General Heleno celebra autoritarismo da decisão do TRF-4 que aumentou pena de Lula

quinta-feira 28 de novembro de 2019 | Edição do dia

Após a decisão de ontem do TRF-4 que além de rejeitar o pedido da defesa de Lula para anulação do julgamento do caso do sítio de Atibaia aumentou para 17 anos a condenação do ex-presidente, não tardaram as celebrações por parte do secto bolsonarista.

O general Heleno, braço direito de Bolsonaro, celebrou a condenação do tribunal como um "Sopro de coerência". A coerência no caso foi do tribunal manter sua linha golpista e de total alinhamento com a Lava Jato. Até o STF, que acompanhou o autoritarismo da Lava Jato, reviu seu entendimento em relação a ordem das alegações finais, estabelecendo que o reú deve ser ouvido após os delatores, ao mesmo tempo que não recuou nenhum centímetro na sua defesa das reformas e privatizações. Os desembargadores, porém, ignoraram a decisão do STF e o rito determinado pela própria constituição para legitimar o julgamento anterio, feito pela juíza Gabriela Hardt.

Nenhuma surpresa uma vez que Gebran e os demais desembargadores de Curitiba são totalmente atrelados a Moro, tendo o superministro inclusive chegado a prometer uma indicação para o desembargador. Além disso, Gebran foi citado nos vazamentos do Intercept, tendo uma série de "encontros fortuitos" com os procuradores da força tarefa.

O general Heleno, mais uma vez, reitera o golpismo das Forças Armadas dispostas a passar por cima da Constituição no seu intuito de preservar o autoritarismo que levou a prisão arbitrária de Lula e foi fundamental para fazer avançar a agenda de ataques a classe trabalhadora. A exigência da liberdade de Lula e anulação do julgamento do ex-presidente faz parte do combate ao autoritarismo que implementa a agenda neoliberal no país. Diferente do petismo, nunca depositamos nenhuma confiança que a derrota do projeto golpista no país viria por dentro das instituições e das suas diferentes alas que, por sua vez, estão atreladas a diferentes alas do imperialismo. Somente a mobilização dos trabalhadores, em cada local de trabalho e estudo, pode reverter a degradação social e econômica no país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias