×

Rio de Janeiro | Garis da COMLURB votam greve contra a ridícula proposta de aumento de 2,35% de Paes

quarta-feira 23 de março de 2022 | Edição do dia

Os trabalhadores da COMLURB estão com seus salários congelados há 4 anos, desde 2019. Diante da enorme inflação que corrói as condições de vida dos trabalhadores, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, oferece 2,35% de reajuste para os garis que, numa assembleia de centenas, rejeitam essa proposta e votam greve.

Os garis enfrentaram a pandemia trabalhando em meio ao descaso da prefeitura com suas vidas, que não ofereceu condições mínimas para evitar o contágio e nem liberou os trabalhadores do grupo de risco. Sem capa de proteção, luvas ou assistência de saúde,Paes e Comlurb negligenciaram o cuidado com a vida dos Garis.

Ainda durante a pandemia, a Comlurb trocou o plano de saúde sem nenhum aviso prévio. Muitos tiveram suas consultas desmarcadas e ficaram sem tratamento. Como resultado, a categoria perdeu a inesquecível Ionéia Pacheco Moreira lutadora incansável pelos direitos dos garis que faleceu lutando contra a troca do plano de saúde.

Agora, mais uma vez Paes e a Comlurbe mostram seu desprezo e racismo com a vida desses trabalhadores que são em sua maioria mulheres e homens negros. É um direito elementar que os trabalhadores possam sustentar suas famílias e para isso é necessário reajuste salarial mensal de acordo com a inflação.

Essa é uma luta de todos os trabalhadores para que a crise não seja paga pela nossa classe, por isso é fundamental cercar de solidariedade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias