×

GARIS DO RIO DE JANEIRO | Gari é desviada de função e falece em acidente de trabalho na Cidade das Artes

domingo 25 de julho | Edição do dia

Irenilce dos Anjos Silva caiu no fosso de um elevador da Cidade das Artes no final desta semana, de uma altura de 10 metros. Ela foi levada para o o socorro no Hospital Miguel Couto, mas não resistiu e faleceu. A trabalhadora tinha 44 anos, era funcionária da Comlurb, era chamada como Irene pelos colegas de trabalho.

Irenilce era funcionária da Comlurb, trabalhava seu cargo era Gari Escola, e era lotada no Hospital Lourenço Jorge, aonde trabalhou durante toda a pandemia sem feriado ou folga. A trabalhadora foi deslocada para a Cidade das Artes pela empresa de limpeza do município, e veio a falecer abrindo o elevador quando este não estava no seu andar.

Os garis da Comlurb denunciaram que a própria empresa mal divulgou o caso da morte da trabalhadora. Isso é porque a empresa muitas vezes desloca seus trabalhadores para cumprir outras funções, e a Comlurb faz isso sem dar nenhuma instrução e sem se preocupar com a segurança de seus trabalhadores. Assim, acidentes de trabalho se multiplicam com o descaso da direção e das gerências da empresa.

Erenilce é mais uma vítima do descaso da Comlurb e de Eduardo Paes com os Garis, que trabalharam durante toda a pandemia e tiveram que esperar muito tempo para serem vacinados, vendo muitos colegas de trabalho morrerem pela Covid-19, por jornadas de muito trabalho sem descanso, sofrendo também com a desvalorização de seu trabalho, pois a prefeitura os mantém sem ter nenhum tipo de reajuste salarial em meio à uma grave alta de preços nos alimentos e bens de consumo vital.

O sindicato dos Garis prometeu uma manifestação com assembleia na frente da Sede da Empresa, na Major Ávila, mas até agora não disse nada. O sindicato vem empurrando com a barriga a situação do dissídio da categoria, que ainda negocia o ano de 2019 com a prefeitura, além de ter empurrado com a barriga a falta de Equipamentos de Proteção Individual e as mortes por covid-19 pela categoria.

Leia mais: Comlurb varre para baixo do tapete acidente de trabalho fatal de gari realocada sem treinamento

Nossas vidas valem mais que o lucro deles!

Ouça e compartilhe o Podcast Peão 4.0!

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos!

Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias