×

Ataque à Cultura | Galpão da Cinemateca Brasileira é atingido por incêndio devido ao abandono de Bolsonaro

Um incêndio atinge, nesse momento, um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A instituição guarda um acervo do cinema brasileiro de valor cultural inestimável.

quinta-feira 29 de julho | Edição do dia

(Foto: Arthur Sens/Arquivo Pessoal)

O incêndio está acontecendo em um galpão da Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. No local são guardados diversos materiais inflamáveis, como arquivos de filmes. A sede da Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, Zona Sul, não foi atingida.

Segundo informações, não há nenhuma vítima. Porém, existe a possibilidade de perda de materiais muito importantes do cinema nacional, o que já ocorreu devido a um incêndio em 2016, que destruiu cerca de 500 obras, e a uma inundação em 2020.

Esta sucessão de incidentes na Cinemateca Brasileira não se deve, de maneira nenhuma, a algo natural, mas sim a um ataque do governo federal contra a cultura, cortando investimentos e colocando em risco acervos fundamentais, como o que ocorreu no incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Funcionários da Cinemateca e inclusive o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) já haviam alertado sobre o risco de incêndios nas instalações da instituição, devido ao abandono e falta de manutenção, bem como o atraso no pagamento de contas e de salários dos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias