×

PANDEMIA | Fotógrafo e ativista do movimento negro, Januário Garcia morre vítima de Covid-19

Januário Garcia, de 77 anos, morreu na noite desta quarta-feira (30/06), em decorrência do novo coronavírus. Ele havia sido internado no início de junho com pancreatite.

quinta-feira 1º de julho de 2021 | Edição do dia

(Foto: Reprodução)

Após duas semanas de internação, Januário apresentou insuficiência respiratória e testou positivo para Covid-19.

Importante fotógrafo, Januário Garcia trabalhou com publicidade, tirando fotos que foram para a capa de álbuns de grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Leci Brandão, Raul Seixas e Tim Maia. Chegou a ser professor em um curso de fotografia no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Fotografava, também, reuniões e atividades do movimento negro, espaço que começou a frequentar em 1975. Foi presidente Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) e membro do Conselho Memorial Zumbi.

Além do Brasil, teve suas fotografias exibidas em diversos países de todo o mundo, como Estados Unidos, México, Bélgica, Japão, Senegal, entre outros.

Leia também: Sambista Nelson Sargento morre aos 96 anos de Covid-19

É mais um importante artista negro brasileiro que morre vítima da Covid-19 e do descaso do governo de Bolsonaro e também dos governos estaduais e municipais que não fazem um combate efetivo ao vírus.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias