×

CONTRA A REORGANIZACÃO | Fortalecer as ocupações de escolas é preciso

domingo 15 de novembro de 2015 | 17:48

Nesta sexta-feira (13/11) a Escola Estadual Professor Silvio Xavier Antunes também foi ocupada por estudantes que se colocam contra o projeto de “reorganização” das escolas da rede estadual imposta pelo Governo Alckmin e o secretário da educação Herman.

O projeto que prevê o fechamento de 94 escolas, das quais uma (em Piracicaba) a mobilização das comunidades ao entorno já barrarou, está sendo enfiado goela abaixo sem nenhum tipo de planejamento e consulta prévia junto àqueles que mais conhecem suas escolas e regiões: estudantes, pais e professores. E afetará a vida de milhares de pessoas!

O movimento que começou na E.E. Diadema (CEFAM) tem se propagado, já são várias ocupações espalhadas pelo Estado, cada uma tem enfrentado de diversas formas a repressão (faceta do Estado mais cotidiana na vida da população pobre e trabalhadora), do policiamento ostensivo (como na E.E. Fernão Dias) à desocupação com vários feridos pela PM na E.E. José Lins do Rego. A partir de comissões (de limpeza, comunicação, cultura etc), os ocupantes têm demonstrado tamanha organização, disposição de fazer desses espaços vivos e consciência da importância das escolas em suas vidas. Ao contrário do que a grande mídia propaga intencionalmente, não são vândalos, trata-se da comunidade escolar, da população trabalhadora que há séculos batalha por educação de qualidade tomando pra si a vontade e o direito de participar das decisões políticas que influem sobre suas vidas.

Desde que ocuparam, os estudantes da E.E. Silvio Xavier já foram interpelados e ameaçados pela polícia e a diretoria tenta constranger e deslegitimar a ação. Por isso chamam todos e todas a somarem-se à luta comparecendo às ocupações, participando das atividades culturais e vigília, pois ocupando os espaços, fica mais difícil atos de violência protagonizados pela PM, como aconteceu ontem na E. E. José Lins do Rego, localizada na Estrado do M’Boi Mirim, e acontece cotidianamente nas periferias de São Paulo.

A E.E. Professor Silvio Xavier Antunes fica localizada na rua José da Silva Martha, 150 – Piqueri, Distrito de Pirituba.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias