×

Saúde | "Flurona" é uma realidade em vários estados e já pode estar subnotificada

A dupla infecção pelo vírus da SARS-CoV-2 e pelo vírus da Influenza tem se tornado mais comum com o avanço da variante Omicron e da epidemia da gripe que já acomete vários estados do país. A doença conhecida como “flurona”, uma junção de gripe em inglês e de parte da palavra coronavírus, já foi identificada em diversos países.

segunda-feira 3 de janeiro de 2022 | Edição do dia

Foto: Leo Martins / Agência O Globo

No Brasil, casos já são relatados desde dezembro de 2021 e já foram identificados em São Paulo, Ceará e no Rio de Janeiro.

No município do Rio, não houve ainda nenhuma confirmação por parte dos órgãos oficiais, mas a família do jovem, de 16 anos, que realizou dois exames em laboratórios diferentes, confirma a dupla infecção.

Em Fortaleza, três pessoas, entre elas dois bebês de apenas 1 ano, tiveram o diagnóstico das duas doenças ao mesmo tempo.

Veja também: Quebra das patentes das vacinas já contra a variante Ômicron e a irracionalidade capitalista

Em São Paulo, ainda não há o número confirmado de contaminados com ambas as doenças, mas já há relatos públicos com confirmação de casos via testes.

Especialistas destacam que há poucos elementos e registros para traçar afirmações sobre os casos de flurona e sua gravidade. Mas retomam a necessidade de testagem, vacinação e de medidas como o uso de máscaras.

Nas unidades do SUS, tem sido priorizada a testagem para o vírus da Covid-19 e o teste que identifica diversos vírus ao mesmo tempo tem sido realizado nos laboratórios privados, um elemento que já coloca a nova doença em um cenário de significativa subnotificação, já que não é acessível para todos.

Leia mais: "Guerra pelas vacinas": frente à irracionalidade capitalista, anulação das patentes e vacinas para todo mundo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias