×

Transporte Público | Fiscalização da prefeitura encontra 20 linhas de ônibus com frota reduzida no RJ

A fiscalização da Prefeitura cobre apenas 50 linhas, entre as 496 da cidade, e começou nesta terça-feira (19/10). Foram encontradas 20 linhas rodando com frota reduzida nos horários de pico, e foram emitidas 30 multas.

quarta-feira 20 de outubro de 2021 | Edição do dia

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

As 50 linhas que estão sendo fiscalizadas, por meio do sistema de GPS, representam 35% do total de passageiros da cidade. Linhas de todas as partes da cidade rodavam com frota reduzida.

Nesta quarta-feira (20/10), no pico de sua operação, o Consórcio Intersul rodava com 43% da frota, o Internorte e o Transcarioca tinham 54%, e o consórcio Santa Cruz tinha apenas 41%. Segundo regulação da Prefeitura, o percentual mínimo é de 80%.

Apesar das multas emitidas, a prefeitura de Eduardo Paes é uma aliada dos empresários de ônibus, aumentando o preço da passagem, cortando ou fundindo linhas para garantir os lucros de empresários como Jacob Barata, o "Rei do Ônibus", que em 2017 declarou ter faturamento de R$ 5 milhões por dia.

Demonstração disso é que das 2725 multas aplicadas contra empresas de ônibus em 2021, apenas 64 foram pagas. Segundo informações publicadas no jornal O Globo, apenas 132 linhas do Rio de Janeiro rodam com mais de 80% da frota, o que representa cerca de um quarto das 496 linhas da cidade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias