Nomes como Toussaint L’Ouverture e Dessalines ecoaram e ecoam na tradição da literatura oral e nas mais variadas formas de arte desde então. Um dos exemplos mais interessantes desse impacto se deu quando o então jovem pintor americano, Jacob Lawrence, dedicou 41 pinturas suas a retratar a vida de (...)
Dossiê comemorativo dos 106 anos da Revolução Russa, a partir dos debates de arte e cultura
Agora que estamos próximos ao dia nacional da MPB, quero recomendar alguns dos nossos malditos, mas dentro de um recorte mais específico: a música brasileira nos anos 70 e o “Banquete dos Mendigos”.
Acerca dos 83 anos do assassinato de um dos principais dirigentes da Revolução Russa, em matéria dos debates sobre arte, cultura e moral, queremos questionar e responder: o porquê Trótski?
Passada esta primeira semana após o CONUNE, as discussões sobre a atuação das correntes giraram também em torno de um ponto central na disputa política: a agitação.
Há alguns meses, aqui no suplemento Carcará, divulgamos um texto do camarada André Higa em combate frontal às concepções conservadoras da Unidade Popular/PCR quanto à arte. Como bem desenvolvido pelo camarada, o conservadorismo da UP não é uma expressão singular das concepções de alguns de seus (...)
Aos 153 anos de Lênin, uma singela homenagem.
Fugindo do seu ambiente burguês de nascença, a rebeldia de Rimbaud tem um sobressalto quando cruza a sua história um evento que marcou a história das lutas operárias e inspirou e inspira gerações de jovens revolucionários: a Comuna de (...)
Em diversos momentos da história do samba-enredo, as armas do samba estiveram miradas contra os capitalistas e contra esse sistema que se estrutura no racismo, machismo e todo tipo de exploração e opressão. Trazemos aqui quatro destes (...)
Esse reencontro e restauro de um registro no calor do momento do processo revolucionário mais importante da história suscita consigo uma questão central: como o cinema soviético viu Outubro?
Dentre as tantas faces do amargo rosto cubista da precarização no setor da saúde, trabalhadores do estado do RN vem denunciando péssimas condições de alimentação, falta de insumos, pagamentos irrisórios e condições de trabalho desumanas
No dia 21 de setembro ocorreu nacionalmente a paralisação da enfermagem. Em Natal, entrevistamos alguns trabalhadores sobre as péssimas condições de seu trabalho, de seus locais de trabalho e os assédios absurdos que sofrem de seus (...)
A reunião do CONSUNI da UFRN, na última terça-feira, 26, foi palco de mais uma amostra da omissão e negligência de diversos casos de assédio denunciados à ouvidoria.
Essa responsabilidade passa por Álvaro Dias e os prefeitos da região metropolitana potiguar. Mas também reside no governo conciliação de classes de Fátima Bezerra (PT)