×

CORONAVÍRUS | Falta de vacinas preocupam população do Rio de Janeiro

Enquanto empresas privadas compram doses, população de São Gonçalo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri e Nova Iguaçu sofre com a falta de vacinação.

segunda-feira 8 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Foto: FABIANO ROCHA / Agência O Globo

Mesmo seguindo a prioridade de vacinar idosos e trabalhadores da saúde, em São Gonçalo e Duque de Caxias há uma insuficiência em relação a quantidade de vacinas oferecidas para população. Neste segunda-feira, os dois municípios anunciaram que não darão continuidade à imunização dos idosos, tendo como prioridade os profissionais de saúde. O motivo alegado é a insuficiência das doses recebidas. Já em Itaboraí, Japeri e Nova Iguaçu, serão vacinados esta semana as pessoas da terceira idade. Tal situação expõe os diferentes estágios da campanha nacional de imunização que encontra-se variada dependendo do local.

Devido a falta de controle sobre a aplicação da CoronaVac em parte da Região Metropolitana do Rio, ocasionou-se uma preocupação do risco dos estoques acabarem. Em São Gonçalo, idosos não foram vacinados devido a falta da dosagem. Alexandre Chieppe, o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, informou que não recebeu a informação oficial de estoques zerados, mas está ciente e preocupado com o descontrole das vacinas.

Não há descanso para população que ainda sofre com a falta de insumos contra a covid-19. Propagaram uma disputa entre quem consegue ou não se vacinar, justamente entre os profissionais da saúde e idosos que são a parcela da população que fica mais vulnerável à exposição do vírus. É insalubre as condições que estão sendo submetidos essa parcela da população. Não há razão para esse desequilíbrio sob a vacinação. Essa falta da CoronaVac para a parcela que tem prioridade é um ato criminoso que coloca vidas ainda mais em risco. Portanto, devemos lutar pelo direito da imunização para todos. Nossas vidas não são lucros para capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias