Sociedade

CORONAVÍRUS

Falta de vacinas preocupam população do Rio de Janeiro

Enquanto empresas privadas compram doses, população de São Gonçalo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri e Nova Iguaçu sofre com a falta de vacinação.

segunda-feira 8 de fevereiro| Edição do dia

Foto: FABIANO ROCHA / Agência O Globo

Mesmo seguindo a prioridade de vacinar idosos e trabalhadores da saúde, em São Gonçalo e Duque de Caxias há uma insuficiência em relação a quantidade de vacinas oferecidas para população. Neste segunda-feira, os dois municípios anunciaram que não darão continuidade à imunização dos idosos, tendo como prioridade os profissionais de saúde. O motivo alegado é a insuficiência das doses recebidas. Já em Itaboraí, Japeri e Nova Iguaçu, serão vacinados esta semana as pessoas da terceira idade. Tal situação expõe os diferentes estágios da campanha nacional de imunização que encontra-se variada dependendo do local.

Devido a falta de controle sobre a aplicação da CoronaVac em parte da Região Metropolitana do Rio, ocasionou-se uma preocupação do risco dos estoques acabarem. Em São Gonçalo, idosos não foram vacinados devido a falta da dosagem. Alexandre Chieppe, o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, informou que não recebeu a informação oficial de estoques zerados, mas está ciente e preocupado com o descontrole das vacinas.

Não há descanso para população que ainda sofre com a falta de insumos contra a covid-19. Propagaram uma disputa entre quem consegue ou não se vacinar, justamente entre os profissionais da saúde e idosos que são a parcela da população que fica mais vulnerável à exposição do vírus. É insalubre as condições que estão sendo submetidos essa parcela da população. Não há razão para esse desequilíbrio sob a vacinação. Essa falta da CoronaVac para a parcela que tem prioridade é um ato criminoso que coloca vidas ainda mais em risco. Portanto, devemos lutar pelo direito da imunização para todos. Nossas vidas não são lucros para capitalistas.




Tópicos relacionados

Vacina contra a covid-19   /    Vacina   /    Vacinação   /    Crise do Coronavírus   /    COVID-19   /    pandemia   /    Coronavírus   /    Crise no Rio de Janeiro   /    Rio de Janeiro   /    Sociedade   /    Rio de Janeiro

Comentários

Comentar