Nesta quinta-feira, 12, foi divulgado pelo site oficial da Unicamp que as aulas da universidade serão suspensas por duas semanas devido ao Coronavírus. Foi notificado que apenas “atividades essenciais” serão mantidas. É necessário exigir que trabalhadores terceirizados também sejam liberados de suas (...)
Veja abaixo declaração da Juventude Faísca sobre o DCE da Unicamp e como nos organizar para o dia 18 contra Bolsonaro, os ataques à educação e as reformas!
Cartazes e fotos impulsionam a solidariedade dos estudantes com a luta de professores e servidores estaduais contra o ataque do governo a suas aposentadorias.
Sejam bem vindes, ingressantes! Nós da Juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária desejamos a todes nossas boas-vindas à Unicamp e uma Calourada recheada de debates, reflexões, festas, vivência e muita balbúrdia.
Conheça, apoie e vote: chapa "Por Todas as Ágathas” para o CACH Unicamp 2020, composta por estudantes da Faísca e independentes.
Conheça, apoie e vote: chapa “Pra poder contra-atacar” para o DCE Unicamp 2020, composta por estudantes da Faísca e independentes.
Estamos diante de eleições do DCE e do CACH na Unicamp que vão escolher quais ideias estarão à frente das nossas entidades no próximo ano. Desde agora, nós da juventude Faísca queremos convidar todos estudantes que compartilham da ideia de unificar o movimento estudantil contra os ataques de Bolsonaro (...)
Nesta quarta-feira, 17h, vai acontecer como atividade do XIII Congresso dos estudantes uma oficina sobre terceirização com Silvana Araújo, dirigente da greve das trabalhadoras terceirizadas da USP e militante do grupo de mulheres Pão e Rosas, que vai compartilhar um pouco das lutas de lá em um (...)
Hoje, 10, é o último dia das eleições de representantes discente para o Conselho Universitário. Nós da Juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária – estamos com as candidaturas de Flávia Telles e Úrsula Noronha para fortalecer a voz do movimento estudantil contra projeto privatista e os ataques de (...)
Grande assembleia geral composta majoritariamente de pós-graduandos e com participação de estudantes da graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que ocorreu nesta terça-feira (03) contou com centenas contra Bolsonaro, seus cortes de bolsas de pesquisa e seus ataques que ferem a (...)
Manifesto: Queremos vivência, arte, debate e política por toda parte! Assim acreditamos que nós estudantes estaremos mais fortalecidos contra todos os ataques políticos, econômicos e ideológicos da extrema direita.
Em um cenário em que a crise capitalista no país vê a necessidade de construir uma base educacional privatizadora que respalde a aprovação da Reforma da Previdência, da MP881, a Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp, com mais de 2/3 dos votos contra, barrou projeto análogo ao programa Future-se (...)
O XIII CEU, Congresso dos Estudantes da Unicamp, está próximo de ser chamado pelo DCE e CAs da Unicamp. Apesar de não acontecer há 4 anos, pode ser um importante espaço do movimento estudantil frente ao aprofundamento dos ataques de Bolsonaro e servir de reflexão e organização da juventude para (...)
Chamamos o DCE a construir uma assembleia pela base, com passagens em sala e reuniões a partir de Institutos e Faculdades, por um polo anti-burocrático para enfrentar a Reforma da Previdência, o autoritarismo de Bolsonaro, os ataques à educação e superar as direções burocráticas do movimento (...)
No dia 28 de maio, seguindo indicativo da Assembleia Geral da Unicamp e junto a outros cursos, na Faculdade de Educação e no IFCH os estudantes decidiram que vão paralisar com o mote: “Unificar com os trabalhadores contra os ataques a educação e a reforma da previdência. Rumo ao dia (...)
Cerca de mil estudantes aprovaram em unanimidade indicativo para as assembleias de curso paralisarem junto aos professores no dia 15/05 com o chamado “UNIVERSIDADE NÃO É BALBÚRDIA: Estudantes com os trabalhadores em defesa da educação pública, contra a Reforma da Previdência e a CPI das (...)
Nesta terça (30), o reitor Marcelo Knobel, através de um decreto de seu gabinete, suspendeu as atividades acadêmicas devido à falta de energia no Restaurante Universitário (RU). No entanto, não liberou as terceirizadas de seus serviços e fez essas trabalhadoras e trabalhadores esperarem com fome a (...)
Com uma cara de liberais no costumes e na economia, o grupo Unicamp Livre (que existe em outras universidades) está comprometido com a cobrança de mensalidades nas universidades e com ataques aos trabalhadores. Muito estardalhaço para velhas ideias pintadas de novidade, o Unicamp Livre, grupo (...)
Nós da Juventude Faísca chamamos os estudantes do IFCH e da Unicamp a construírem chapas conosco para o CACH e DCE que se coloquem a organizar a luta pela base, aliada aos trabalhadores, contra os ataques de Bolsonaro e dos golpistas à educação e à (...)
A reitoria de Marcelo Knobel mandou retirar faixa da Faísca por conter a palavra "Bolsonaro", mesmo tendo sido autorizada. Chamamos a todos as organizações e entidades da universidade a repudiarem esse autoritarismo da reitoria
Com o mote “Todo apoio à greve das trabalhadoras e trabalhadores da Unicamp. Por uma universidade pública gratuita e de qualidade. #AbreAsContasJá #ChegadeAssédio”, 110 estudantes de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Unicamp, aprovaram paralisação até a próxima terça-feira (...)
Em nota divulgada à comunidade acadêmica, a direção do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), afirmou que a biblioteca “Antonio Candido”, vai diminuir o horário de atendimento, porque não tem funcionários suficientes para manter o mesmo funcionamento da biblioteca, a segunda maior da (...)
Confira aqui o boletim que a Faísca Unicamp fez para se entender a crise dentro e fora da universidade.
Muitos têm se perguntado se o PcdoB chegou a esse ponto na UNICAMP, como centenas de estudantes têm postado. Veja as informações e o vídeo que comprova a aliança entre as duas organizações.