×

DEMISSÕES INDÚSTRIA | Fábrica Labortex em Santo André demite massivamente e trabalhadores prometem protesto

Acompanhando um movimento de demissões que vem ocorrendo na região do ABC e tem afetado uma série de indústrias, a fábrica Labortex (de acessórios de borracha) começou essa semana um processo de demissões, com 40 trabalhadores demitidos na terça-feira e ameaça de demissões massivas ainda essa semana, o que pode levar a mudança completa no quadro de trabalhadores.

quarta-feira 30 de março de 2016 | Edição do dia

A Equipe do Esquerda Diário conversou com trabalhadores demitidos que afirmam que existe uma possível venda da planta para setores do capital estrangeiro chinês, que teria como condição a demissão de alguns galpões da planta e substituição de maquinaria.

Apesar de não haver mobilização impulsionada pelo sindicato, que não tem relação com os trabalhadores da fábrica, alguns dos demitidos dizem que é possível que haja protestos contra as demissões na região. Os trabalhadores já estão informando estudantes da Fundação Santo André, da Universidade Federal do ABC e professores da região que também vem se articulando em comitês na cidade contra as demissões, e prometem ajudar nas mobilizações.

Maíra Machado, professora da rede pública da região e diretora de oposição da APEOESP, comentou ao jornal que “frente a crise que estamos vivendo, os empresários estão aproveitando para descarregar a crise nas costas dos trabalhadores. Nas fábricas demissões, nas escolas Alckmin faz cortes na educação. É o momento de começarmos a nos unir para dar uma resposta na cidade, de que os trabalhadores unidos não vão aceitar esses ataques”.

Segundo Maíra Machado, formas de protesto estão sendo pensadas já para essa quarta-feira, e também reuniões com os trabalhadores para pensar como dar uma resposta a essa situação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias