×

Evo Morales denuncia prisão ilegal de jornalista do La Izquierda Diario e jovens de El Alto

O ex mandatário, nas suas redes sociais, radicado há poucos dias na Argentina, denunciou a prisão ilegal e afirmou que “até o ato mais inocente é insubordinação para os golpistas”.

terça-feira 17 de dezembro de 2019 | Edição do dia

Fez uma referência à prisão, pela Polícia boliviana, do correspondente do La Izquierda Diario da Argentina e Brasil, Carlos Cornejo, junto ao artista Leonel Jurado e a jovem Andrea Mamani.

O fato ocorreu na proximidade da Ceja de El Alto na tarde de ontem (segunda-feira). Enquanto a jovem foi liberada algumas horas depois, Cornejo e Jurado estão sendo acusados de insubordinação (sedição) sem nenhum tipo de prova, já que somente estavam divulgando uma atividade na Universidade de El Alto para esta quinta-feira, quando completa um mês do massacre de Senkata.

Segundo o advogado de Cornejo, Javier Orellana, "Carlos e Leonel foram detidos em uma ação direta da Polícia no multifuncional. Eles estavam preparando um evento de solidariedade com as vítimas de Senkata para a quinta-feira na UPEA. Entre todos os elementos recolhidos se puderam ver cartolinas, papel reciclável e pincéis. Parece que a pintura e a arte são sumamente perigosos para este novo governo".

Ativistas e organizações de Direitos Humanos, da Bolívia e de diferentes países se pronunciaram contra esta arbitrariedade e pediram a imediata liberação dos detidos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias