×

OCUPAÇÔES EM GOIÁS | Estudantes ocupam a Secretaria de Educação em GO

Depois de um dia de muita repressão, estudantes de GO ocuparam a sede da Secretaria de Educação.

Allan CostaMilitante do Grupo de Negros Quilombo Vermelho - Luta negra anticapitalista

quarta-feira 27 de janeiro de 2016 | 00:03

Dezenas de estudantes ocuparam na noite de ontem (26) a sede da Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Goias (SEDUCE) como forma de protesto contra a decisão do governo em ceder a administração de 23 escolas públicas para Organizações Sociais (OS) e contra repressão que desocupou violentamente 8 escolas no estado também durante o dia de ontem.

Durante os últimos dias, inúmeros relatos de violência e agressões foram publicados nas redes sociais, denunciando grupos que iam as escolas tentando desocupá-las violentamente e depredando-as. A Secretaria de Educação de Goiás se pronunciou alegando que se trata de uma "manifestação espontânea" que envolveria pais da comunidade. Tática muito semelhante à usada pelo governo de SP e apoiada pela mídia burguesa para tentar desmoralizar e incriminar os estudantes das ocupações, mas que não surtiu efeito, mesmo com a utilização de PM’s disfarçados.

Através de uma página no Facebook, os estudantes denunciam ainda que o sub-secretário, identificado como Marcelo, se trancou dentro de uma das salas do prédio que foi ocupado pacificamente, na tentativa de forjar um crime de cárcere privado, mas um vídeo feito pelos estudantes com apoio de advogados do movimento, desmente a vexatória atitude.

Até o fechamento desta edição a SEDUC permanece ocupada e com dezenas de apoiadores do lado de fora que fazem uma vigília. Os secundaristas de Goiás reforçaram o pedido de apoio para lutar contra projeto privatizador que representam as OS e contra a precarização da educação em Goiás.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias