×

Estudantes de Varginha se mobilizam em defesa do passe livre estudantil

Empresa de ônibus, Autotrans, impede estudantes maiores de 18 anos de acessarem o passe livre estudantil. Também torna mais burocrático o acesso para a emissão do cartão a fim de desestimular o pedido. Estudantes reagem organizando um ato em defesa.

quarta-feira 12 de fevereiro de 2020 | Edição do dia

Desde o início do ano os Grêmios Estudantis da rede estadual e federal de Varginha acompanham os problemas na confecção e liberação do passe livre estudantil. Na cidade esse direito que foi conquistado através de uma grande luta. Porém, a empresa prestadora de serviço ao município, a Saritur, decidiu arbitrariamente, desrespeitando o contrato e um decreto de 2010, cortar o passe dos alunos maiores de 18 anos da rede estadual/federal, de todos do Conservatório Estadual de Música e de atendidos por programas sociais como a APAE.

O Grêmio estudantil do CEFET de Varginha tem lutado para reverter isso desde janeiro.

Leia Nota dos Grêmios Estudantis

Em uma reunião do Conselho Municipal de Transporte Coletivo, da qual fazem parte representantes estudantis, os representantes da empresa afirmaram que já está resolvido o caso e que os alunos de 18 anos terão acesso, mas a data estipulada por eles para confecção do cartão é dia 12 de março. Até lá os alunos terão que arcar com o transporte.

Outra arbitrariedade consiste neles retirarem, no começo do ano, de uma vez o passe de todos os alunos de 18 anos. E agora querem que os alunos paguem até que "consigam atender a todos". Ignorando as diversas realidades, onde o preço da passagem é uma barreira na locomoção de quem não pode pagar.

Portanto, em assembleia os estudantes deliberaram um ato para hoje às 16H em defesa do passe livre estudantil. A Faísca Anticapitalista Revolucionária apoia a mobilização dos estudantes em defesa do passe livre estudantil contra a ganância das grandes empresas de ônibus que lucram em cima da população. Lutamos pela estatização dos transportes públicos sob controle dos trabalhadores e usuários para que de fato possa atender as demandas da população.

Veja o evento aqui




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias