×

RUMO AO ENCONTRO DO PÃO E ROSAS | Estudantes da UERJ se preparam para o Encontro de Mulheres e LGBT do Pão e Rosas

sábado 22 de agosto de 2015 | 13:39

No Rio de Janeiro, estudantes da UERJ estão se preparando para participar do Encontro de Mulheres e LGBT organizado pelo grupo de mulheres Pão e Rosas que acontecerá daqui uma semana em São Paulo e reunirá LGBT e trabalhadoras de diversas categorias como terceirizadas, metroviárias, trabalhadoras da USP, professoras dos estados de SP, RJ, MG, PR, donas de casa, empregadas domésticas, operárias de fábricas e estudantes secundaristas e de universidades públicas e privadas.

As rodas de conversa organizadas por estudantes do Serviço Social, da Pedagogia e da Comunicação Social, acontecerão nesta semana na UERJ. Com os temas "O que fiz pra você? A lgbtfobia e os desafios do movimento LGBT", e "Até quando vão passar por cima de nossos direitos?! Mulheres e LGBT qual nossa saída?”, ocorrerão nos dias 24 e 26 respectivamente, as 17h30 no campus Maracanã.

Desirée Carvalho, militante do Pão e Rosas e coordenadora do CASS (Centro Acadêmico do Serviço Social) disse: “o machismo e a LGBTfobia estão presentes na UERJ quando os trabalhos mais precários são realizados por mulheres negras na sua maioria, como as terceirizadas que mais uma vez estão sem receber ou quando a falta de creches é algo que faz muitas mulheres terem que desistir dos estudos, ou quando estudantes mulheres e homens trans enfrentam burocracias para terem o direito de usar o nome social”

Isabela Santos, estudante do Serviço Social disse: “nas rodas de conversa queremos debater qual movimento LGBT devemos construir para lutar por nossos direitos como a livre construção de gênero e sexualidade para dar um basta à violência que sofremos cotidianamente. Por isso fizemos referência à frase que Adriano, gay e ator brutalmente assassinado aqui no RJ, disse antes de morrer: “O que eu fiz pra você?”. Pois estamos cansadas de nos perguntar o que fizemos para sermos violentadas ou discriminadas”

Carolina Cacau, militante da Juventude às Ruas e também coordenadora do CASS finalizou: “estamos fazendo campanha financeira com vendas de bolos, rifas e um brechó que faremos para podermos participar do Encontro em São Paulo que será um grande espaço para reunirmos mulheres e LGBT para discutirmos uma alternativa independente do governo e da direita, pois ambos já mostraram que só tem a nos oferecer ataques, precarização e retirada de direitos”.

Veja eventos das rodas no facebook e confirme sua presença:

Dia 24/08, segunda, às 17h30 no 10° andar, Sala 10050 - https://www.facebook.com/events/1476831329283055/

Dia 26/08, quarta, às 17h30 no 12° Andar, Rav 122 - https://www.facebook.com/events/492990580878414/




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias