×

No Rio Grande do Sul | Estátua macabra de Bolsonaro é inaugurada e se junta a outras estátuas gaúchas horríveis

Os gaúchos são conhecidos pelo churrasco, chimarrão, belas serras, boa literatura e várias outras coisas boas. Ao mesmo tempo os gaúchos também vem construindo uma tradição de fazer estátuas horrorosas, uma verdadeira violência aos nossos olhos e ao bom gosto. Evidentemente, a estátua de Bolsonaro não fugiu à regra.

sexta-feira 10 de setembro | Edição do dia

Passo Fundo, 7 de setembro de 2021, uma malta de bolsonaristas enraivecidos, cheios da grana, e prontos para dar um golpe no país, ergueram uma estátua horripilante no centro da cidade. Como bem disse um internauta no twitter, a estátua é “feia, desproporcional e macabra”.

Mimetizando um “guerreiro” medieval, que estaria empunhando uma grande espada não fosse a inauguração antecipada para o 7 de setembro, a “obra” é feita de ferro. Os organizadores colocaram uma bandeira do Brasil no lugar da espada… Suas “roupas” parecem ter saído do set de filmagem do filme Waterworld, fracasso de bilheteria da década de 1990 com Kevin Costner. Os braços parecem ter sido acoplados de um boneco de playmobil estragado no corpo de outro boneco, meio incinerado, meio quebrado. O monstrengo tem 6 metros de altura e comprova que a crise, além de política, é também estética.

A iniciativa é funesta, nefasta, catastrófica, tétrica, estarrecedora. Faltam adjetivos para descrevê-la. E o “artista” conseguiu um feito aparentemente impossível: conquistar o 1º lugar na lista de estátuas horríveis em território gaúcho.

E é um feito e tanto, tendo em vista a difícil competição. Até a vinda desse pedaço de metal macabro para Passo Fundo, havia uma árdua briga pelo primeiro lugar. Qual é mais feia? O Monumento das Cuias, localizado na famosa Rótula das Cuias, ou o Obelisco Leonístico, mais conhecido como “Leão Horroroso da Bento Gonçalves”? O Bolsonaro de Passo Fundo venceu todas! Veja fotos dessas duas “obras”:


Além dessas duas beldades em Porto Alegre, há também as estátuas futebolísticas. Gremistas e colorados que me perdoem, mas os dois times competem fora do campo também pela estátua mais feia. Até hoje os torcedores criticam as estátuas por não se adequarem muito bem à realidade e fazendo comparações cômicas.


E o Brizola, localizado ao lado do Piratini, que parece ter sido feito no molde do Jack Nicholson nos momentos mais macabros do filme O Iluminado?

Há estátuas belíssimas em Porto Alegre e no RS, como a conversa entre Drummond e Mario Quintana, na Praça da Alfândega, e outras. Mas hoje dedicamos a repudiar as homenagens feitas ao homem responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas. É preciso combater essa extrema-direita com a força da classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias