×

Chile | "Estão matando aqueles que lutam por algo mais justo", diz amigo de jovem morto pela polícia chilena

No La Izquierda Diario, entrevistamos um colega de classe de Aníbal Villarroel na escola de autodefesa. O jovem foi assassinado em La Victoria pelas mãos da polícia na comemoração do 18 de Outubro, um ano após a rebelião popular no país.

quarta-feira 21 de outubro de 2020 | Edição do dia

1 / 1

Chegamos nesta segunda-feira, 19 de outubro, ao povoado José María Caro, distrito de Pedro Aguirre Cerda. Por volta das oito horas da noite, na esquina da Rua Salvador Allende com a Rua Cardeal Raúl Silva Henríquez, dezenas de moradores já começavam a se reunir em uma homenagem a luz de velas pelo assassinato de Aníbal Villarroel, morto com um tiro no peito de um "zorrillo" (um tipo de veículo blindado) das Forças Especiais.

A partir do “La Izquierda Diario”, durante a homenagem, entramos em contato com um colega de Aníbal, da escola de defesa pessoal, o qual protegemos seu nome, e ele nos disse que “chegaram os tanques e zorrillos e o Aníbal estava a cerca de duas ruas para baixo, e no vídeo que está na internet mostra como o tanque entra na rua e para na esquina, abre a porta e atira à queima-roupa de dentro do tanque, a dois metros de distância."

Questionado sobre detalhes da situação, ele nos disse que Aníbal foi baleado "à queima-roupa" . Além disso, “disseram que ele estava em um tiroteio e não, não foi um tiroteio. Aníbal estava do outro lado. Ele estava na outra rua e eles atiraram e ele caiu morto e no outro companheiro atiraram na perna e a perna dele ficou destruída. " Ele também nos contou que quando o amigo de Aníbal chegou ao hospital "mandou uma gravação e lá aparece dizendo que Aníbal havia sido morto a tiros, mas ainda por cima a polícia não o deixou ajudá-lo".

Ele continuou nos contando que eles são "jovens que participam de oficinas de música, de entrega de refeições comunitárias". Ele acrescentou que “percebemos tudo o que acontece aqui”. Referindo-se à escola de autodefesa, ele nos disse que eles não recebem nenhum tipo de ajuda “pelo contrário, o prefeito nos rouba, não nos dá nem uma praça, nem uma área verde, nada. Tivemos que arranjar um clube, um local, porque não tínhamos onde praticar, sem ajuda de ninguém e comprávamos tudo nós mesmos; nossos implementos e assim começamos. Arranjamos uma sede e temos que comprar coisas para fazer a limpeza e tudo. ”

Ele também nos contou que nos últimos dias, o Aníbal, “queria que a gente retomasse as aulas e ele estava feliz e tudo. Ele amava essa coisa de autodefesa. Ele sempre chegava às oito da noite, as aulas começavam às oito e ele chegava de bicicleta e vinha do centro, do trabalho, indo e voltando, todos os dias, bicicleta pura. E ele tinha uma menina de cinco anos e trabalhava para a filha. "

Quando questionado sobre que mensagem poderia transmitir para obter justiça e punição aos responsáveis, respondeu que “como mensagem: eles estão nos matando, estão matando a nós que lutamos por algo mais justo”.

Ele também acrescentou que “ Nós nascemos e crescemos aqui em La Caro e passamos até fome. Agora com a pandemia, as pessoas ficam sem comida, sem nada. E entre ruas e grupos fazemos refeições comunitárias e tudo, mas ninguém nos dá nada.

Ele também nos contou sobre a atuação da polícia, dizendo que “aqui o narcotráfico sempre reinou e a polícia fecha os olhos e a nós, mesmo nos vendo com a mochila, nos param, nos seguem. Ontem à noite dois dos policiais civis rondavam e tivemos que partir, e nesse momento chegamos em casa e ouvimos a notícia do Aníbal. ”

Ao consultá-lo sobre o processo constituinte e o acordo de paz, disse-nos que “não verá a paz. É assim que parece bonito na TV. Os partidos políticos estão dividindo o bolo entre si. Nada foi dito aqui, ninguém representou as mulheres nem os camaradas que estão presos por lutar. O que isso significa ... que estamos sozinhos, as pessoas na rua estão sozinhas. "

Por fim, acrescentou que “Ontem os policiais fizeram o que queriam. Tiros a noite toda. O helicóptero aqui atormentou até cerca de três da manhã voando baixo. Desde as manifestações do ano passado, estiveram dois meses fazendo a mesma coisa, nunca houve paz para o povo. A imprensa nunca veio divulgar o que está acontecendo, e nós sempre vivemos isso; essa diferença social. "

Traduzido de:https://www.laizquierdadiario.cl/Companero-de-Anibal-Villarroel-joven-asesinado-por-carabineros-Nos-estan-matando-a-quienes-estamos




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias