Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Crônica: "Estamos construindo um outro mundo"

Jéssica Rozália

Arte: Ítalo Dias; na imagem, garis da Comlurb (RJ) em greve em 2014

Crônica: "Estamos construindo um outro mundo"

Jéssica Rozália

Em 26 de junho de 2021, ocorreu o Encontro Online dos Trabalhadores, promovido pelo Esquerda Diário. O encontro foi virtual, no sentido de não estarmos juntos fisicamente no mesmo espaço - contou com quase duzentos trabalhadores do Brasil inteiro. Entretanto, teve algo que não foi virtual, que não é virtual: a força da classe trabalhadora.

Essa força que está entranhada de potência revolucionária e que percebemos, nas falas de dezenas de trabalhadores e trabalhadoras a emergência de transformarmos a condição das pessoas que faz esse país funcionar, todos os dias. Diaristas, petroleiros, garis, professores, metalúrgicos, terceirizados e tantos outros profissionais, que carregam consigo o mesmo sentimento e ímpeto transformador.

Carrego comigo a certeza há um tempo - entre caminhos que percorri - que existe um outro mundo possível. Mas, hoje, ouvindo todas aquelas pessoas pude ter a certeza que esse mundo está sendo construído e que não carrego essa certeza sozinha. Este mundo, que sonham os revolucionários, não está no horizonte, no futuro, tampouco nas palavras vãs. Este mundo está sendo erguido por uma classe trabalhadora engajada, combativa, anticapitalista e, sobretudo, consciente do seu papel coletivo para que esse mundo venha a existir.

Temos a consciência de que essa tarefa não é fácil, tampouco breve, mas Trotski nos deixou como lição, em outros tempos, a consciência de que “a primeira qualidade de um autêntico partido revolucionário é saber olhar a realidade de frente”. Nós tomamos isso como lição e olhamos de frente para nossa realidade, na qual tem esmagado a classe trabalhadora, não tem cessado de nos atacar. A realidade de uma extrema direita fascista pulsante, a realidade de reformas que tentam driblar e fazer esvair nossas forças de seguir construindo um outro mundo. Talvez o que não saibam é que também é realidade que não cessaremos, não recuaremos, não calaremos, enquanto não tivermos todos os trabalhadores e trabalhadoras construindo um mundo que caiba cada um de nós. Até que este mundo esteja finalmente feito, não descansaremos.

Venceremos!


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Luta de Classes]   /   [Classe Trabalhadora]   /   [Resistência]   /   [Revolução]   /   [Cultura]   /   [Mundo Operário]

Jéssica Rozália

Professora de História no RN
Comentários