×

FEBRE AMARELA | Estado de São Paulo é considerado pela OMS como área de risco de febre amarela

Nesta terça-feira (16), a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou, a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela. Segundo o secretariado da entidade, a ampliação da área de risco, que até então se limitada à região oeste do estado, se deu "considerando o aumento da atividade do vírus" observado na região.

terça-feira 16 de janeiro de 2018 | Edição do dia

Por essa razão, hoje o governo de São Paulo anunciou que a vacinação fracionada contra a febre amarela em 54 municípios do estado será antecipada para o dia 29 de janeiro. Anteriormente, o governo havia anunciado que a aplicação das doses seria realizada a partir do dia 3 de fevereiro.

Segundo o secretariado da entidade, a ampliação da área de risco, que até então se limitada à região oeste do estado, se deu "considerando o aumento da atividade do vírus" observado na região.

A saída encontrada pela OMS para conter a doença é recomendar a vacinação aos estrangeiros: "Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para viajantes estrangeiros que visitem qualquer área no estado de São Paulo", diz o comunicado da OMS.

Além disso, é aconselhada também a quem vai viajar para o estado a adoção de medidas para evitar picadas de mosquitos, além da atenção aos sintomas e, em caso de suspeita da doença, procurar o médico.

"A determinação de novas áreas consideradas de risco de transmissão de febre amarela é um processo contínuo, e atualizações serão fornecidas regularmente", diz a OMS.

Segundo dados divulgados na última sexta-feira (12), a Secretaria Estadual da Saúde confirma 21 mortes por febre amarela silvestre no estado desde janeiro de 2017. Também foram confirmados 40 casos autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade e não vem de pessoas que viajaram para regiões afetadas) de febre amarela silvestre no estado desde janeiro de 2017. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

De acordo com o governo estadual, os locais de infecção pela doença que resultaram em morte ocorreram nos municípios de Américo Brasiliense, Amparo, Atibaia, Batatais, Itatiba, Jarinu, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Santa Lucia e São João da Boa Vista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias