×

DEBATE | Veja debate promovido pelo Esquerda Diário com dirigentes de organizações socialistas

Na noite desta terça-feira o Esquerda Diário organizou um importante debate reunindo representantes de organizações políticas socialistas brasileiras para abordar qual saída revolucionária frente à crise sanitária e política no país.

quarta-feira 20 de maio de 2020 | Edição do dia

No bem-sucedido debate virtual realizado nesta noite, que em todo momento foi acompanhando por centenas de pessoas nas redes sociais, foi debatido de forma fraterna entre organizações revolucionárias brasileiras que saídas são necessárias frente à crise sanitária, do capitalismo e política no país. O debate reuniu Plinio de Arruda Sampaio Jr. do Contrapoder e do PSOL, Danilo Bianchi da Corrente Socialista dos Trabalhadores do PSOL, Roberto Robaina, da corrente Movimento Esquerda Socialista também do PSOL, Zé Maria do PSTU e Diana Assunção do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores e do Esquerda Diário. O debate transcorreu com a mediação de Letícia Parks do Esquerda Diário.

Em todo debate transpareceu, e foi diversas pontuado pelos debatedores, a importância da iniciativa de reunir de forma fraterna correntes para exporem suas visões e ao mesmo tempo debater quais ações comuns podem ser feitas, questão que ficou remarcada inclusive em fala final de Diana Assunção com a necessidade de sair dali uma reunião concreta das correntes para articular a construção de um polo com algumas perspectivas comuns que ficaram delineadas no debate seja em resposta a pandemia seja também para desenvolver uma resposta comum, uma agitação comum de Fora Bolsonaro e Mourão.

Essa unidade, como Diana Assunção ressaltou, já tinha se expressado no 1º de maio independente em que estas mesmas correntes impulsionaram, junto a outras organizações políticas e à CSP-Conlutas e a Intersindical rompendo com o ato junto a governadores de direita organizado pelas maiores centrais sindicais. No debate também ficou remarcado pela dirigente do MRT a necessidade de aprofundar entre as correntes da esquerda, a consigna de uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana, o que foi abordado favoravelmente por Plinio de Arruda Sampaio Jr como uma resposta correta, e foi objeto de acordos parciais e desacordos pelos demais debatedores.

Em breve o Esquerda Diário levantará outros artigos sobre o importante debate, bem como aprofundar questões que foram levantadas no mesmo que perpassam vários âmbitos da tática e da estratégia revolucionária frente ao desafiador cenário que vivemos.

Veja o vídeo na íntegra abaixo:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias