×

GREVE MECANO FABRIL | Esquerda Diário conversa com operários de Osasco em greve

Fábio NunesVale do Paraíba

domingo 19 de junho de 2016 | Edição do dia

A Mecano Fabril é uma autopeças de Osasco que lucrou milhões nos últimos tempos fornecendo peças para grandes montadoras de automóveis como Fiat, Ford e Mercedes Benz. Além é lógico da retirada de impostos e dos inúmeros benefícios que a empresa recebeu dos governos.

Mas com a agudização da crise econômica mundial a patronal assumiu um discurso de "quase falência". O patrão, também proprietário de fazendas no Paraná, alega que não tem dinheiro para pagar os salários e comprar matéria prima.

Na quinta-feira (16/06) os trabalhadores e as trabalhadoras da Mecano, cansados de tantos ataques e promessas que não são cumpridas, decretaram a quarta greve deste ano exigindo o pagamento imediato dos salários e direitos atrasados.

O Esquerda Diário, o movimento de trabalhadores Nossa Classe e a juventude Faísca acompanhamos ativamente estas lutas e conversamos com alguns operários sobre a situação da empresa e as perspectivas da greve.

Esquerda Diário - Como vocês avaliam a situação da Mecano Fabril neste momento de crise econômica e de intenso processo de desindustrialização da cidade de Osasco?

Trabalhador 1 - Pelo jeito parece que a empresa vai fechar. O patrão diz que não tem dinheiro para pagar o salário e comprar matéria prima. Mas os funcionários tem família para sustentar, o sustento de nossas casas vem da gente. Eu estou procurando outro emprego já tem algum tempo e nada até agora. Se aparecer vou ser obrigado a "pedir as contas" e perder meus direitos.

Trabalhadora 2 - Pra mim a empresa perdeu o rumo. Estamos na mão do patrão e do sindicato (Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, filiado à Força Sindical). Ta muito difícil, não queria que a situação chegasse nesse ponto. Eu quero trabalhar, mas com as coisas em ordem, com o salário em dia e o não como está.

Trabalhador 3 - Está cada vez mais difícil suportar tudo isso. As contas vão só aumentando por causa dos juros. Minha maior preocupação é o dono fechar as portas e não pagar ninguém. Pois eu não duvido de mais nada, ele sempre arruma um jeito de não pagar o que deve.

Trabalhadora 4 - Na verdade tá tudo incerto. Ninguém recebeu o salário deste mês e nem a parcela dos pagamentos atrasados do começo do ano. São três meses de salário atrasado que a empresa disse que ia pagar em 10 parcelas mas não pagou nem a primeira. Pode esperar tudo desse patrão, inclusive se revoltar contra nós por fazer greve.

Esquerda Diário - O primeiro semestre ainda não acabou e esta é a quarta greve. Na próxima segunda-feira (20/06) o sindicato marcou uma nova assembléia para decidirem os próximos passos. Qual a avaliação de vocês?

Trabalhador 1 - Desse patrão pode esperar tudo. Pode simplesmente dizer que não tem dinheiro para pagar o que deve pra nós. Acredito que se não pagar pelo menos uma parte a greve continua.

Trabalhadora 2 - A empresa fala muito mas não dá para ter certeza, não dá para confiar, basta tirar como base os mais de 60 ex funcionários que foram demitidos e estão aí na luta para receber os direitos. Vai depender se a Mecano realmente pagar o que tinha prometido.

Trabalhador 3 - Ele pode até querer pagar. Mas como?

Trabalhadora 4 - Vai querer parcelar de novo o salário ou pagar só uma parte. Vamos ver.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias