Teoria

102 ANOS DO ASSASSINATO DE ROSA LUXEMBURGO

Especial Rosa Luxemburgo: seleção de textos

Hoje completam-se 102 que Rosa Luxemburgo foi assassinada pelas mãos da socialdemocracia alemã. Para relembrar seu legado, reunimos alguns artigos dessa grande revolucionária que sempre lutou incansavelmente pela causa da classe trabalhadora.

sexta-feira 15 de janeiro| Edição do dia

A Causa da Derrota

Nesse artigo de 1902, Rosa polemiza com Émile Vandervelde sobre a Greve Geral na Bélgica, que chegou a reunir mais de 350 mil trabalhadores, debatendo os motivos da i derrotada dessa importante luta.

E depois disso?

Escrito em março de 1910, quando Rosa travava um duro combate pela greve geral de massas, num ano permeado por intensos debates contra a estratégia de desgaste de Karl Kautsky.

Rosa Luxemburgo: O Que Quer a Liga Spartakus?

Este texto foi o programa, redigido por Rosa Luxemburgo, para a fundação do Partido Comunista Alemão (PCA), apresentado e aprovado pelo Congresso de fundação do PCA de 30 de Dezembro de 1918 a 1 de Janeiro de 1919.

Rosa Luxemburgo: O Que os Líderes Estão Fazendo?

Escrito em 7 de Janeiro de 1919, em meio ao processo de contra revolução na Alemanha, Rosa debate o papel dos lideres da socialdemocracia num diante da efervescente situação política naquele momento.

Rosa Luxemburgo: A Ordem Reina em Berlim

Último artigo escrito por Rosa Luxemburgo, em janeiro de 1919. Onde ela insere sua percepção sobre as causas da derrota da insurreição de janeiro em Berlim.

E para conhecer uma pouco mais da vida e obra dessa grande revolucionária, o Campus Virtual do Esquerda Diário tem o curso “O Marxismo de Rosa Luxemburgo”,
ministrado por Diana Assunção. São mais de 7horas de curso buscando aprofundar a leitura de que Rosa Luxemburgo foi parte de um mesmo marxismo com Lênin e Trótski.

“Rosa Luxemburgo foi parte de um mesmo marxismo com Lênin e Trótski e vamos batalhar por essa leitura no Brasil” - entrevista com Diana Assunção

Para saber mais sobre esse curso é só clicar aqui




Tópicos relacionados

Especial Rosa Luxemburgo: águia da revolução   /    Rosa Luxemburgo   /    Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar