Duas trabalhadora que vinham trabalhando na Pousada do Rocha em Fernando de Noronha sem seus direitos trabalhistas ficaram impedidas de voltar para suas casas pela administração da ilha, cobrando de cada uma as taxas diárias de preservação ambiental não pagas pelo patrão durante todos esses meses, (...)
Redação
A face mais nua e crua do que o sistema capitalista pode mostrar: trabalhadores serem obrigados e forçados a trabalharem em situações análogas à época da servidão. Esse é o Brasil de Bolsonaro e da reforma trabalhista que impõe cada vez mais condições precárias e desumanas aos (...)
Essa situação é fruto da reforma trabalhista de Temer e do reacionário governo Bolsonaro, que governa para o agronegócio e latifundiários e a elite escravocrata brasileira.
Bolsonaro, Mourão, militares e extrema-direita são defensores desse período deplorável da história brasileira
O deputado Wellington Moura (Republicanos) atacou a deputada do PSOL, Mônica Seixas, dizendo que ia cal-la com um cabresto. Um instrumento utilizado na escravidão para amordaçar a boca dos escravos. Em uma alusão racista a escravidão.
Publicamos abaixo a entrevista de Aderivaldo Santana, historiador, doutor em história moderna e contemporânea pela Universidade Paris Sorbonne, membro da rede de historiadoras negras e historiadores negros. Nesta entrevista, tocamos em assuntos referentes aos temas de pesquisa que ele se envolveu (...)
Renato Shakur
Esse é mais um duro exemplo das consequências da reforma trabalhista de Temer, Congresso e STF
O deputado bolsonarista Coronel Azevedo realizou, no dia 12 de maio, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante uma audiência pública, um evento chamado “O movimento pró-monarquia e o legado da Princesa Isabel, a (...)
João Paulo de LimaMarina Alves
Neste mês de março, as Edições Iskra lançam o livro Nós mulheres, o proletariado, de Josefina Martínez, originalmente publicado em castelhano no Estado Espanhol, com o título No somos esclavas! O livro da historiadora e jornalista recupera os fios de resistência e das lutas pela emancipação das (...)
Letícia Parks
Médico de Goiás chamado Márcio Antônio Souza Junior grava vídeo e acorrenta um funcionário negro com correntes nos pés, mãos e pescoço, e diz no vídeo de forma cínica, o deixa “sem conseguir fugir”.
Bolsonaro publicou decreto nessa quinta, 11, que retira poder de fiscalização trabalhista do Ministério Público.
Dono da Souza Paiol, maior fabricante de cigarros de palha do Brasil, se considera “matuto” e “esperto” por manter 116 trabalhadores escravizados na colheita de palha.
Que Narloch é um reacionário de carteirinha, não é surpresa para ninguém. Mas Narloch não se contenta e revela aquilo que todos que buscam a real história do país sabe: a direita brasileira é embebida dos pés a cabeça no mais profundo (...)
Flávia Telles
Uma família inteira foi resgatada em condições análogas a escravidão em Formosa
Iamara Viana ao longo da entrevista abordou a discussão sobre racismo estrutural e violência policial, e a relação destes com o passado escravista brasileiro. Também tratou das pesquisas recentes que tem feito, que evidenciam a luta pela liberdade, inclusive envolvendo letramento de escravizados e (...)
Lilia Schwarcz desenvolveu discussões sobre as teorias raciais, seu desenvolvimento ao longo do século XIX e XX; sua importância fundamental para assegurar a continuidade do sistema escravista nas Américas. Tratou também da democracia racial, uma ideologia que se estende até os dias de hoje e que é (...)
O Movimento Revolucionário de Trabalhadores e o Esquerda Diário estiveram presentes em diversas cidades do país hoje, nesse 13 de maio, nas ruas lutando por justiça por Jacarezinho, responsabilizando o Estado pela chacina e exigindo investigação independente do (...)