×

pioneirismo na saúde | Enquanto é atacada por bolsonaristas, Uerj abre o primeiro ambulatório pós-covid do país

O ambulatório é voltado para atender pessoas que ficaram com sequelas após a doença. Com enfermeiras, fisioterapeutas, médicos especialistas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, a unidade prevê atendimento de até 300 pacientes por semana.

terça-feira 1º de junho de 2021 | Edição do dia

A Uerj está sendo pioneira no combate às sequelas da Covid-19. O objetivo é reintegrar as pessoas em suas rotinas com a mesma qualidade de vida, de acordo com Rui de Tofólio e Figueiredo Filho (um dos coordenadores do ambulatório). A unidade também está voltada para a produção de pesquisas científicas, a partir de coleta de dados, pois há ainda várias consequências da doença que não foram estudadas.

De acordo com Paulo Roberto Benchimol, cardiologista e coordenador do ambulatório de Medicina Clínica, quase 100% das pessoas que passam por tratamento intensivo contra a Covid, ou seja, com intubação, sofrem alterações físicas e psicológicas, a chamada Síndrome Pós Intervenção Intensiva. A unidade fará o acompanhamento do paciente desde a triagem até a reabilitação.

O ambulatório fica aberto de segunda à sexta das 08h às 16h e está localizado na Avenida Boulevard 28 de setembro, 125, na Vila Isabel. Os pacientes que forem atendidos serão encaminhados pelo Sistema de Regulação (SISREG).

Mesmo em meio a enormes ataques à educação a nível nacional, as universidades públicas estão na linha de frente com suas unidades de saúde e hospitais contra a covid-19. E agora também na recuperação de pacientes. É essencial que trabalhadores e estudantes se unam contra os cortes na saúde e educação, dando continuação aos atos do dia 29, pois a classe trabalhadora mostrou que é a única que pode combater e combate o vírus e suas consequências de frente.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias