×

Rio de Janeiro | Empresários cariocas deixam mais da metade da frota de ônibus parada

Em meio à pandemia, empresas aproveitam para diminuir seus custos alegando queda na demanda.

quinta-feira 11 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: Domingos Peixoto/ Agência O Globo

Segundo um estudo da Secretaria Municipal de Transportes realizado em Janeiro deste ano, através da observação de GPS circulando, mais da metade dos ônibus do Rio de Janeiro não estão circulando nas ruas. O estudo aponta que apenas 199 veículos transitam na BRT, sendo que o estabelecido era de 413.

Além disso, os demais ônibus também vem sofrendo um deficit de circulações, estando operando com um terço a menos das linhas. Um estudo da prefeitura constatou que dentre as 492 linhas atuantes entre 4 e 14 de janeiro, apenas 77 estavam cumprindo o contrato de concessão, operando com ao menos 80% da frota estabelecida. Soma-se isso ao fato de que em meio a pandemia, os próprios motoristas da BRT chegaram a realizar uma paralisação por falta de pagamentos por parte da empresa no ano passado e também nesse ano para pressionar a prefeitura para restabelcer a frota original das linhas atuantes.

A concessionária responsável pelo sistema BRT pelas frotas alega que houve uma forte queda no número de passageiros ao longo da pandemia de Covid-19 para justificar essa redução, colocando que nos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpico, numa redução de 330 mil para 170 mil passageiros por dia, além de questões que se dão além da pandemia, como a calotes, depredações e a concorrência com meios de transporte alternativos.

Porém, no mesmo estudo levanta que através da análise do índice de passageiro por quilômetro rodado (IPK), por mais que houvesse a queda de número de passageiros, o indicador seguia o mesmo entre janeiro e novembro do ano passado, de tal forma que os ônibus seguiam e ainda seguem lotados com a redução da frota. Ou seja, os empresários aproveitam para, no meio da pandemia diminuuir seus custos e aumentar seus lucros, enquanto os passageiros agora demoram mais para ir para a casa e ainda tem de pegar ônibus lotados, piorando a situação da pandemia na cidade que atualmente é a que possui mais mortes por covid no país..




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias